"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Modos de Ver: Parque dos Poetas - Jardins Esquecidos

Conjunto de audiowalks que o teatromosca e o Município de Oeiras têm vindo a disponibilizar aos visitantes do Parque dos Poetas, tornando-os espetadores-atores destas performances criadas em formato site-specific.

5 Jun a 25 Jul 2020

Online
Preço
Entrada livre
 
“Uma escultura que nos desperta a atenção, um poema que teima em permanecer na nossa memória, uma personagem que nos intriga, uma paisagem que nos surpreende, uma estranha inscrição numa árvore... Durante todo o caminho, uma cidade secreta surgirá através das vozes e dos sons que vamos escutando nos auscultadores. Assim, através do som altera-se a nossa perceção da paisagem visual, o mundo exterior é apreendido de outro modo e novos territórios são explorados. E, cada um de nós inicia a sua viagem – como na leitura de um conto, como na escrita de um romance, como poderia sugerir a ideia de uma performance da leitura - pelo interior da(s) história(s), das memórias e das narrativas criadas em torno da imagem deste espaço magnífico. Na mesma rede, que se vai expandindo lentamente, descobrirá outros atores. E, se somos todos atores, quem serão os espetadores?”

Este é o ponto de partida de um conjunto de audiowalks que o teatromosca e o Município de Oeiras têm vindo a disponibilizar aos visitantes do Parque dos Poetas, tornando-os espetadores-atores destas performances criadas em formato site-specific. “Jardins Esquecidos”, que estreia no dia 5 de junho, às 21h, na plataforma eletrónica Zoom, é o segundo volume do projeto MODOS DE VER: Parque dos Poetas, que abriu em 2019 com o “Proémio”, uma performance de 30 minutos que decorreu tanto nos jardins do Parque dos Poetas, como no Templo da Poesia. Já no início de 2020, a companhia tinha estreado um primeiro “capítulo”, para o público escolar, dedicado à obra de Sophia de Mello Breyner

Imaginando ligações entre obras e autores nacionais e internacionais, o teatromosca propôs-se a criar um espetáculo inovador, construído, especificamente, com recurso às tecnologias digitais – nomeadamente, a aplicação Zoom, que a companhia foi utilizando, ao longo do período de quarentena, para a emissão online dos espetáculos criados em abril e maio -, que transformará a casa de cada espetador no cenário desta produção. Partindo de um conjunto documentos autênticos (pequenos objetos, cartas, postais, fotografias etc.), a equipa do teatromosca concebe aqui uma intrincada narrativa em torno da vida de um pescador e uma professora de Oeiras, uma história romanceada que, progressivamente, se vai complexificando, à medida que cada espetador vai sendo convidado a “submergir” na história deste casal que viveu em Portugal nas décadas de 1950 e 1960, e enquanto vamos sendo “transportados” pelos caminhos desse maravilhoso parque em Oeiras, explorando-se as imagens de “jardim” e “paisagem” associadas a noc?o?es como Crenc?a, Poder, Ordem, Expressão Cultural, Expressão Pessoal ou Identidade.

Esta performance vem desafiar os espetadores a encontrarem na sua própria casa, nos seus objetos pessoais, na sua mobília, nos cheiros, nas memórias, o cenário e os adereços deste espetáculo que acabará por juntar, de modo surpreendente, espetadores e artistas e que colocará em causa o posicionamento e o papel de uns e de outros durante os processos de criação e de realização do evento teatral. Ao longo de dois meses, às sextas e sábados, às 21h, de 5 de junho a 25 de julho, o espetáculo realizar-se-á online. Não se trata somente de um espetáculo transmitido em live streaming, mas, efetivamente, uma performance multimédia que se serve dos recursos digitais, para criar um elaborado jogo, como uma mise-en-abyme, em que espetadores e atores se confundem, em que ficção e não-ficção nem sempre se distinguem.

Os participantes deverão instalar a aplicação Zoom num dispositivo móvel – telemóvel, tablet ou computador portátil com autonomia suficiente para 2 horas (https://zoom.us/download) – e utilizar auscultadores. Cada participante deverá fazer a sua inscrição e utilizar o seu aparelho. Deverá entrar na sessão a partir das 20h30 e antes das 21h, para que possam ser feitos testes de som e imagem – ao iniciar sessão, deverá habilitar a entrada com vídeo e áudio.

O espetáculo tem uma duração aproximada de 120 minutos, a participação é gratuita, limitada a 30 espetadores por dia, mediante inscrição prévia na sessão Zoom pretendida, através do link:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMlcuGsqjsiHNCArAr-YPgtqEBRD9-4SIDq

[contactos - reservas e outras informações]
Email: geral@teatromosca.com
Tel.: 963 403 255

Duração: 120 minutos
Classificação etária: A classificar pela CCE
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,936,139