"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Famalicão tem uma proposta de verão: Anima-te

Sílvia Pérez Cruz, Katia Guerreiro, Salvador Sobral e Samuel Úria no programa de Verão de Famalicão.

Katia Guerreiro Samuel Úria Sílvia Pérez Cruz

1 Jul a30 Set

Vila Nova de Famalicão


Anima-te! A sugestão do município de Vila Nova de Famalicão para os meses de verão é para que as pessoas saiam de casa e desfrutem da vida social na medida do possível. 
E há muitas e boas razões para o fazerem! Ao longos dos próximos três meses, o programa de animação sociocultural de verão de Famalicão disponibiliza propostas de concertos, cinema, desporto, visitas guiadas, workshops, passeios, street food, mercado artesanal.

Serão várias dezenas de espetáculos e iniciativas onde sobressaem nomes como Sílvia Pérez Cruz, Katia Guerreiro, Noiserv, Salvador Sobral, Samuel Úria e Daniel Pereira Cristo, entre muitos outros. A grande sala de espetáculos culturais estará instalada no Parque da Devesa, ao ar livre, junto ao lago, numa área limitada, com assistência condicionada às condições impostas pela Direção-Geral da Saúde. Todos os espetáculos serão de entrada livre, mas com levantamento obrigatório de ingresso no próprio dia do espetáculo (a partir das 15h00). O espaço estará preparado para receber 882 pessoas com todas as condições de segurança.

Será este o epicentro de eventos como o Devesa Sunset, o Mel – Piquenique das Artes, o Jazz na Caixa, o Germinal e o Festival de Fado, todos em modo “Anima-te”.  Aqui, será também o palco do cinema ao ar livre, que o Cineclube de Joane promove em Vila Nova de Famalicão desde 1999, numa programação ao encontro de um público vasto e transversal.

Fora do palco da Devesa há desporto para todos com a 7.ª edição do Move-te a decorrer em vários locais do concelho, proporcionando aos famalicenses aulas de Pilates, Zumba, Hip Hop, Crossfit, Yoga, Hidroginástica, entre outras, com a colaboração de ginásios, associações desportivas e juntas de freguesia.

No centro da cidade, há Mercado Artesanal e Street Food, entre julho e setembro, para o bom regresso da vida social possível. Mas há igualmente propostas desde roteiros turísticos que não se ficam pela cidade, pelos seus parques, jardins e arquitetura. Vai ser possível percorrer trilhos ribeirinhos à volta do projeto “Os Nossos Rios” e observar a incrível variedade de aves que passam pela Paisagem Protegida Local das Pateiras, em Fradelos.

E até Camilo tem propostas para animar Famalicão com visitas orientadas à casa do romancista, com passeios pelo Trilho da Cangosta, um caminho percorrido por Camilo nas suas deslocações ao Mosteiro de Landim, e até com Cine-Esplanada, um ciclo de cinema nos jardins da Casa de Seide.

A Casa da Juventude também se junta às propostas de cinema ao relento com um conjunto de propostas cinematográficas portuguesas e com a presença de realizadores famalicenses. E concertos para a juventude, como não poderia deixar de ser: Byrd Sno e Terra Batida, no dia 25 de julho.

“Há alguns anos que Famalicão tem uma pulsação forte nos meses de verão mas este ano, por força das circunstâncias, vai pulsar mais forte”, diz o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que quer “proporcionar condições para as pessoas desfrutarem do verão e das férias em Famalicão de forma saudável, com substância e em segurança”.

“Sabemos que muitos planos de férias e de eventos foram alterados por via da pandemia da Covid 19, mas isso não é motivo para não desfrutarmos dos dias quentes e para não nos envolvermos com o concelho e a cidade”, acrescenta Paulo Cunha.

Programa completo do Anima-te brevemente disponível para consulta em www.famalicao.pt.

Visitas
51,988,386
>