"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

X Lisbon Summer School da FCH-Católica debate ecocultura

A Lisbon Summer School for the Study of Culture, iniciativa do Lisbon Consortium da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa está de regresso entre os dias 6 e 11 de julho. Esta edição será dedicada ao tema “Ecoculture” e decorrerá, pela primeira vez, em formato online.

6 Jul a 11 Jul 2020

Online

“O tema não podia ser mais pertinente. Numa altura em que se debate os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o meio ambiente, a Summer School será dedicada à reflexão sobre a inter-relação entre cultura e meio ambiente, examinando a crescente consciência do impacto negativo das atividades humanas. Mais do que nunca importa discutir a necessidade de repensar, reconceptualizar e redefinir a relação entre humanos e o mundo não humano” explica Diana Gonçalves, Diretora Académica do Lisbon Consortium e Coordenadora do Mestrado em Estudos de Cultura.

Entre os oradores principais destaca-se Lawrence Buell, prestigiado académico da área da literatura americana e da ecocrítica da Harvard University (professor emérito) e autor de obras seminais como Literature and Environment (2011), The Future of Environmental Criticism (2005) e Writing for an Endangered World: Literature, Culture and Environment in the United States and Beyond (2001). A esta Summer School, Buell trará uma reflexão sobre uma ecocultura pós-pandemia.

Ariel Salleh abrirá a Summer School com uma palestra sobre ecofeminismo, uma das suas áreas de investigação, e Viriato Soromenho-Marques falará sobre valores sociais no presente momento de crise ambiental. A Summer School contará ainda com a presença da coreógrafa Vera Mantero, que mostrará a sua obra O Limpo e o Sujo.

Anualmente, a Lisbon Summer School promove a articulação entre o mundo artístico e o mundo académico, reunindo professores, curadores, artistas e jovens investigadores para uma semana de palestras, apresentações, debates e atividades artísticas que pretendem provocar a reflexão sobre a cultura e arte contemporâneas.

O evento conta este ano com mais de 100 participantes de 30 nacionalidades, de todos os continentes, e terá lugar inteiramente online (via Zoom).

A Lisbon Summer School for the Study of Culture, que celebra este ano o seu 10.º aniversário, é uma iniciativa anual do Lisbon Consortium, programa internacional de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, considerado o quarto melhor mestrado do mundo na área da Gestão Cultural e Gestão das Indústrias Criativas pelo ranking da Eduniversal.

Mais informações em: https://ecoculturesummer.school.blog/
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,922,575