"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

O regresso de "Ouvir, 59 minutos de imersão poética" com Adolfo Luxúria Canibal

No próximo dia 7 de julho, o Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto recebe o regresso do ciclo Ouvir, 59 minutos de imersão poética. Adolfo Luxúria Canibal, fundador e vocalista dos Mão Morta, é o protagonista desta primeira sessão pós-desconfinamento.

7 Jul 2020  |  22h00

Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Campo Mártires da Pátria Jardim da Cordoaria ao, 4050-365
Preço
Entrada livre


Voz incontornável da música portuguesa, a poesia e rastilho de contracultura de Adolfo Luxúria Canibal estão reunidos no volume No rasto dos duendes eléctricos (Poesia 1978 – 2018), antologia publicada pela Porto Editora na coleção elogio da sombra, e cujos poemas se fazem ouvir nesta sessão. Sem instrumentação e sem a carga sonora que tornam os Mão Morta inconfundíveis, esta é uma oportunidade única para mergulhar na poesia de Adolfo Luxúria Canibal, num Ouvir integrado no ciclo Noites no Pátio do Museu.

Para garantir o bem-estar e a saúde dos participantes, todas as medidas de segurança foram asseguradas, incluindo a diminuição da lotação do espaço e a obrigatoriedade de reserva de bilhete (gratuito). A higienização das mãos e a desinfeção do calçado será também obrigatória e o distanciamento físico entre lugares estará também garantido.

Em Ouvir, 59 minutos de imersão poética pede-se aos participantes que assumam a condição de viajantes num rio sonoro, privilegiando a audição como sentido crítico. O pátio do Museu transforma-se numa câmara de reverberação de versos, palavras, poemas. O desafio ao público é o da exploração do som, desligando-se e despojando-se de quase todos os sentidos para permitir o estreitamento do foco apenas na audição. Sentados ou deitados em almofadas, o início da viagem é marcado por uma narrativa sonora inspirada no universo do autor convidado e elaborada por estudantes do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da U.Porto. Com a atmosfera criada por esta introdução, segue-se a audição de uma gravação de poemas do protagonista da sessão.

Os 59 minutos da sessão ficam completos após uma conversa entre a vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e Adolfo Luxúria Canibal.

Esta iniciativa é uma parceria entre a Porto Editora – responsável pela programação e curadoria do evento – e a Universidade do Porto. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia do bilhete.

Entidade promotora
Porto Editora +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,157,707