"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"A Pesca da Lula - Hibridação Gráfica e Narração" de Daniel Silvestre

Esta exposição é uma narrativa em banda desenhada que parte de uma série de entrevistas ao avô materno de Daniel Silvestre e ficciona sobre a sua vida ligada ao mar.

18 Jul a 19 Set 2020

Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende
Rua Pintor Júlio Resende 105, 4420-534 Valbom Gondomar
Preço
Entrada livre

A Fundação Júlio Resende convida para a inauguração da exposição “A Pesca da Lula — Hibridação Gráfica e Narração”, de Daniel Silvestre, no dia 18 de julho (sábado) na Sala de Exposições Temporárias do Lugar do Desenho, pelas 16:00. Será servida uma bebida refrescante no jardim.

A mostra é uma narrativa em banda desenhada que parte de uma série de entrevistas ao avô materno de Daniel Silvestre e ficciona sobre a sua vida ligada ao mar. De certa maneira, trata-se de um processo autobiográfico, onde o artista surge como interlocutor e se representa no processo de pesquisa, enquanto são narrados diversos momentos e aspetos da sua vida.

A organização em diferentes linhas cronológicas – do presente narrativo a diferentes períodos do passado histórico, pessoal ou impessoal – torna este objecto especialmente permeável à utilização de diferentes regimes gráficos (hibridação gráfica) que, simultaneamente, conduzem o leitor nesta teia de complexidades temporais e o informam sobre as flutuantes percepções do narrador visual.

Durante o seu processo de construção, a colaboração entre o desenho e as anotações escritas emergem como a principal força que confere coesão aos fragmentos devolvidos pelas entrevistas, à pesquisa de natureza histórica e às digressões da fantasia.

Esta exposição no Lugar do Desenho mostra as fases evolutivas dos dois primeiros capítulos desta narrativa e reúne alguma da documentação que foi recolhida e produzida durante este processo.

DANIEL SILVESTRE
Nasceu em Lisboa em 1979. Licenciado em Artes Plásticas (ESAD Caldas da Rainha), Mestre em Desenho (FBAUP) e Doutor em Artes Plásticas (FBAUP). Professor convidado de Desenho na Escola de Design do IPCA (Barcelos) e na Escola de Arquitectura da UMinho (Guimarães), e na área de Projecto de Ilustração e Banda Desenhada, na Escola Superior Artística de Guimarães (2012-18). Exerce actividade de ilustrador editorial desde 2006, tendo ilustrado, entre outros, textos de Alice Vieira, Ana Saldanha, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Machado de Assis, Sophia de Mello Breyner Andresen e Raúl Brandão.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,899,317