"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Ímpar": Exposição de fotografia ao ar livre em Santa Cruz

Esta exposição ao ar livre junta imagens de três fotógrafos profissionais - João Henriques, João Paulo Barrinha e Mário Vasa - captadas nos últimos meses, em diferentes circunstâncias e com diferentes objetivos, num tempo em que as preocupações e sentimentos mais primários se aproximaram a um nível global.

18 Jul a 13 Ago 2020

Santa Cruz
Rua José Pedro Lopes

A exposição de fotografia “Ímpar” está patente até dia 13 de agosto, na Rua José Pedro Lopes, em Santa Cruz.

A mostra surge da vontade de encontrar espaços alternativos para o encontro com imagens comunicantes de carácter artístico e documental, numa vertente expositiva, que possa colocar em diálogo olhares distintos.

A expectativa é a de que, através da amplitude de significados que as imagens contêm e da capacidade comunicativa entre estas e quem as observa, seja possível, num momento mais ou menos imediato ao ato de ver, fazer surgir consciências e questionamentos acerca do tempo, dito ímpar, que se vive.

João Henriques
(Tomar, 1967), vive em Torres Vedras. Desenvolve regularmente trabalho autoral na fotografia, usando as imagens como interrogação observacional do mundo, interior ou exterior, através da exploração do potencial de criação de narrativas poéticas, documentais e outras.

João Paulo Barrinha
(Cantanhede, 1964), vive em Torres Vedras desde 1975. Realizou diversas formações profissionais no CENJOR e no AR. CO e é licenciado em Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar. Fotografo, videógrafo e formador, iniciou-se profissionalmente na fotografia com funções de jornalista/repórter fotográfico, atividade que exerceu por três anos, em diversos órgãos de comunicação social. Como autor interessa-se por temáticas relacionadas com as questões da memória e identidade, coletiva e individual. Encara o ato de fotografar como simultaneamente performativo e de ação social, constituindo ainda, uma importante ferramenta para a construção e descoberta pessoal.

Mário Vasa
(Torres Vedras, 1975), vive em Torres Vedras. Fotógrafo profissional desde 1998 com formação académica no Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar. Co) e na World Academy em fotojornalismo. Colaborou com vários fotógrafos e agências, revistas, jornais e outras parcerias internacionais nas várias áreas do fotojornalismo. Conta com diversos prémios na área da fotografia e fotojornalismo. Nos últimos anos trabalha como freelancer, um pouco por todo o mundo. Atualmente trabalha como fotojornalista no Sporting Clube De Portugal. 

>> Saiba mais aqui

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,216,575