"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Além Dos Mares Do Fim Do Mundo

A odisseia de um jovem escritor pelo seu arquivo familiar, à procura de um avô que nunca conheceu. Através das palavras de Bernardo Santareno e das fotografias, cartas, memórias avulsas e histórias do seu avô, este procura reconstruir na sua imaginação aquilo que pode ter sido uma viagem da frota bacalhoeira pelos Mares do Norte.

2 Set a 13 Set 2020

Espaço Escola de Mulheres (Clube Estefânia)
Rua Alexandre Braga, 24 A

Este espetáculo nasce da vontade de honrar e homenagear o autor Bernardo Santareno, neste ano em que se celebra o centenário do seu nascimento. A inspiração para o espetáculo parte da junção entre o arquivo fotográfico de Augusto Boffa-Molinar, médico a bordo do navio-hospital Gil Eanes entre 1955 e 1959, e da bibliografia de Bernardo Santareno.

Estes materiais, em conjunto com cartas, memórias familiares, e testemunhos reais, permitem-nos percecionar, do nosso ponto de vista confortável, o que seria a violência de uma campanha a bordo de um navio da frota bacalhoeira portuguesa.

Queremos suscitar no público o mesmo ímpeto criativo que uma criança a imaginar uma das muitas viagens que estes marinheiros realizaram, que sintam que, de alguma forma, fazem parte desta narrativa através da reconstrução onírica que nasce de histórias e fotografias que ficaram perdidas com o passar do tempo.

Ficha Técnica e Artística
Criação: Afonso Molinar inspirado em Bernardo Santareno e Augusto Boffa Molinar
Com Afonso Molinar e Mário Coelho
Banda Sonora: HERA
Músicos: Beatriz Almeida, Miguel Galamba e Pedro Moldão
Cenografia: Rita Capelo
Figurinos: Curadoria conjunta
Produção executiva: Diana Especial
Desenho de luz: Gonçalo Morais
Operação de luz: Pedro Carranquinha
Imagem: Rita António
Fotografia: Inês Machado
Vídeo: Eduardo Breda
Comunicação: Maria Carolina Mota
Acolhimento: Escola de Mulheres - Oficina de Teatro
Apoio documental: Museu Marítimo de Ílhavo
Uma produção teatroàfaca | Upside Down - Associação Cultural
Com apoio à produção de Fundação GDA e Centro Nacional de Cultura

Com apoio à produção de Fundação GDA e Centro Nacional de Cultura

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,194,644