"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop IKEBANA COM KENZAN

Arte japonesa de arranjo floral conhecida como o “caminho das flores”, o ikebana cria harmonias de formas e linhas a partir de elementos naturais como flores, ramos e plantas. Para experimentar neste workshop, com a base metálica kenzan.

22 Set

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

Com Yuko Kase

Horário 14.00 às 16.00
Preço €65 (inclui jarra e kensan)

Ikebana é a arte japonesa de arranjo floral, também conhecido como o “caminho das flores”. Na sua origem, o ikebana era uma espécie de ritual de oferenda feito nos templos budistas do Japão durante o século VI. Evoluindo ao longo de tempo, conheceu um desenvolvimento significativo na época de Muromachi (século XV). Procurou-se nela o mesmo grau de requinte e elevado sentido estético de uma outra arte que surgiu na mesma altura,  Cha no yu, a cerimónia do chá.

Em contraste com os arranjos florais nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção entre linhas, ritmo e cor. A simplicidade é altamente valorizada, bem como a existência do vazio (espaço não preenchido).

A par da sua enorme popularidade no Japão, a arte do ikebana tem vindo a conquistar adeptos um pouco por todo o mundo. Acessível a praticantes de todas as idades, conta já com várias escolas a que corresponde diferentes estilos. Neste workshop descobrirá os segredos desta arte floral que, a partir de elementos naturais como flores, ramos e plantas, cria uma harmonia de formas e linhas no espaço.

Na senda de uma tradição familiar que começou com a irmã, Yuko Kase, mestre da Ikebana, fez a sua aprendizagem em Tóquio, com uma conceituada mestre da escola Sogetsu,  desde a adolescência.  A prática do ikebana é para Yuko Kase uma fonte de alegria e conforto, pela contemplação da beleza e expressão da criatividade através de materiais como flores e  plantas.

>> Mais informações e inscrições
Entidade promotora
Fundação Oriente +

Passatempos

Visitas
54,552,226
>