"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop de Kintsugi

O Kintsugi uma arte de restauro japonês com mais de mil anos. Nesta técnica, os artesãos japoneses reparam peças de cerâmica com pó de ouro. 

26 Set 2020

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

 

Com Nic e Inês
Horário | 10.00 às 13.00
Preço €40 (materiais incluídos)

Não se pretende tapar as imperfeições, mas sim realçá-las, uma vez que as mesmas fazem parte da vida da peça. Assim, a peça é consertada, evidenciando as linhas de quebra a ouro. As imperfeições ganham uma nova história que deve ser vista e apreciada através das linhas delicadas e embelezadas. Neste workshop os participantes podem trazer uma ou duas peças em cerâmica que lhes são especiais e que gostassem de ver restauradas. Caso não tenham, uma peça será providenciada pelos formadores.
Inicialmente faz-se uma abordagem teórica à técnica, seguindo-se uma fase prática. Os trabalhos não serão realizados com pó de ouro, mas sim materiais alternativos dourados de modo a torar o processo menos tóxico, mais acessível, e célere.

PROGRAMA

  • Sensibilizar os participantes para a temática do Kintsugi
  • Promover o contacto direto com peças de cerâmica
  • Manipulação de diferentes materiais e técnicas
  • Dominar novos conceitos
Nic e Inês são Nicholas Carvalho (A?frica do Sul) e Inês Almeida (E?vora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas a?reas da música, da literatura, e da ilustrac?ão, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

>> Mais informações e inscrições
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,898,891