"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição de pintura "Ela esteve cá" na Galeria do Instituto Cultural Romeno

A Galeria do Instituto Cultural Romeno em Lisboa (Rua de Barão 10, Alfama) acolherá, entre 13 de agosto e 15 de outobro de 2020, a exposição de pintura da artista romena emergente Sabina Elena Dragomir.

13 Ago a 15 Out 2020

Instituto Cultural Romeno
R. do Barão, n.º 10, 1100-037 Lisboa
Preço
Entrada livre

A exposição "Ela esteve cá/ She was here" integra cerca de 27 obras de pintura, de médias e grandes dimensões, que falam da epiderme como da epifania do espírito. As obras fazem parte de uma pesquisa do corpo humano e das suas várias circunstâncias, através das quais Sabina Elena Dragomir tenta retratar, com um sentido poético requintado e com uma grande mestria técnica, a relação entre o corpo e a alma. A exposição inclui uma seleção de obras que fazem parte de projetos como Intimate Space (2018) e Pandora (2019), apresentados em diversas galerias de arte, museus ou espaços alternativos na Roménia.

A pintura a óleo sobre tela realizada por Sabina Elena Dragomir captura o corpo envolto em películas perfeitamente transparentes, como a água, ou diáfanas, como os materiais vaporosos de alguma indumentária. A pintura da artista cria verdadeiros cenários visuais, usando um espectro cromático variado. Nos trabalhos em que predominam as cores claras e ácidas, em tons de amarelo dourado ou verde azulado, a ênfase recai sobre a beleza natural do nu feminino. Nos quadros em que predominam os tons escuros e intensos, como o preto alternado com diferentes tons de cinza, a atmosfera é dramática, contemplativa e convida à reflexão.

Sabina Elena Dragomir nasceu em 1992, em Brasov (Roménia). Concluiu a licenciatura e o mestrado com a distinção Magna Cum Laude na Universidade de Arte e Design de Cluj-Napoca, onde atualmente está a finalizar o seu doutoramento no campo das belas artes. A artista participou em inúmeras exposições nacionais e internacionais, entre os quais destacamos as mais recentes exposições individuais: Pandora (Galeria IAGA, Cluj-Napoca, 2019), O reencontro da sombra (Galeria M2, Cluj-Napoca, 2018), The sixth canto. The sense of time (Centro Multicultural da Universidade da Transilvânia, Brasov, 2016), Intimacy. Beyond appearance (Galeria Casa Matei, Cluj-Napoca, 2016) ou Lightning Body. Quiet Noise (Galeria IAGA, Cluj-Napoca, 2016) e exposições coletivas como Contemporânea (Galeria Art Yourself, Bucareste, 2019), Identidades (Museu Etnográfico, Cluj-Napoca, 2019), IAGA’s Artists at Stalowa (Stalowa Gallery, Varsóvia - Polónia, 2019), Breaking Rules (Museu de Arte Cluj-Napoca, 2017), Times and genesis (Museu de Arte Cluj-Napoca, 2016), Cluj Calling Project_Part3 (Abbazia San Remigio, Alexandria, Itália, 2015) ou Art Night Venice (Accademia di Belle Arti, Veneza, Itália, 2013).

A inauguração será realizada nas plataformas do Facebook e Instagram do ICR Lisboa no dia 13 de agosto. Para visitar a exposição, a partir do dia 14 de agosto, os interessados deverão fazer marcação através do e-mail: icrl.geral@mail.ptprime.pt, máximo de 10 pessoas por grupo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,703