"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Ordem Militar da Torre e Espada - 80 Anos do Grande Colar

Exposição organizada pelo Museu da Presidência da República.

Imagem da mostra que ocupa todo o espaço central da exposição permanente do Museu A terminar o mandato, o Presidente da República Jorge Sampaio exibe o Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, recebido por direito próprio, de acordo com a lei (n.º 2, art.º 9.º, Lei n.º 5/2011, de 2 de março). | Coleção José Vicente de Bragança

1 Ago a 1 Nov 2020

Museu da Presidência da República
Palácio Nacional de Belém - Praça Afonso de Albuquerque, 1349-022 Lisboa

O Presidente da República é por inerência o Grão-Mestre das Ordens Honorificas Portuguesas, cabendo a si conceder todos os graus e superintender na organização, orientação e disciplina das Ordens.

O Museu inaugurou uma mostra que apresenta a história de uma dessas Ordens e do seu grau mais elevado: o Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, instituído em 1939.

Inicialmente era concedido, apenas, a chefes de Estado com contributos excecionais no campo militar, condição que desapareceu em 1962, instituindo-se a sua atribuição aos Presidentes da República Portuguesa, no final dos seus mandatos.

Até ao presente, além dos Presidentes portugueses, apenas cinco chefes de Estado estrangeiros, com antigas e fortes relações de amizade com Portugal, receberam o Grande-Colar: Reis de Espanha e do Reino Unido e um Presidente do Brasil. Esta e muitas outras curiosidades para descobrir numa mostra, onde para além do valor simbólico, se evoca, também, o valor artístico da condecoração e os experientes artífices que lhe dão forma.

Horário: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Entrada incluída no bilhete do Museu
Contactos: 21 361 46 60 | museu@presidencia.pt | sítio web | facebook
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,206,123