"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Ação de formação "Comunicação Acessível e Turismo Inclusivo"

Até 15 de setembro, estão abertas as inscrições para a ação de formação promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte. A formação vai decorrer em formato E-Learning entre 1 e 16 outubro.

1 Out a 16 Out 2020

Online


No âmbito do seu Plano Anual de Formação Contínua, a Direção Regional de Cultura do Norte promove uma série de ações de formação gratuitas, dirigidas não só ao seu quadro técnico interno, mas também a profissionais ativos do público em geral.

Esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, entidade responsável pela organização e certificação dos módulos formativos a concretizar.

Em 2020, o Plano Anual de Formação Contínua prevê ações nas áreas de Gestão (Código de Procedimento Administrativo), Atendimento ao Público (Interpretação do Património: ferramenta de comunicação efetiva para visitas guiadas), Comunicação (Comunicação acessível e Turismo Inclusivo) e Técnicas (Fotografia de Inventário), Área Comercial (Decoração de lojas) e Segurança (Primeiros socorros).

Ação de formação «Comunicação Acessível e Turismo Inclusivo»
Plano Curricular

A importância da comunicação acessível e do turismo inclusivo.
Aproximação à diversidade funcional.
Desenho de materiais acessíveis.
Apresentação de casos práticos com diversos meios e recursos acessíveis.
Prática de análise de materiais acessíveis escritos.
Avaliação e conclusões.

Duração: 01 a 16 de outubro 2020
Sessões síncronas: terças-feiras (11h00/13h00) exceto dia 1 de outubro (quinta-feira). Ministradas em sala virtual, com início à hora marcada e visionadas a partir da plataforma do CEARTE (My Cearte).
Sessões assíncronas: (trabalho autónomo, com datas a comunicar posteriormente).
Máximo de 20 formandos
Inscrições até 15 setembro
Formulário de inscrições – clique aqui
Recursos/equipamentos necessários: Computador com acesso à internet + webcam + microfone + headphone

Formadora: Isabel Fernández Domínguez
Consultora sénior perita em comunicação patrimonial integral, tem experiência de mais de 18 anos em projetos relacionados com a difusão e a Interpretação do Património, a Acessibilidade, o Turismo Sustentável, a Participação Social, o Uso Público em Áreas Protegidas, a Formação e a Educação Ambiental. Tem desenvolvido projetos em Portugal, Uruguai, México e Espanha.

Possui pós-graduação em “Interpretação Ambiental e do Património: comunicar, participar, desfrutar” da UOC (Universitat Oberta de Catalunya) e pós-graduação em Trabalho de Campo Etnográfico do CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas-Espanha). Possui formação em Metodologias de Participação aplicadas ao desenvolvimento e à gestão territorial, Acessibilidade em Museus e em Turismo Comunitário e de facilitação de grupos. Faz parte da equipa de orientação e professorado do CENEAM (Centro Nacional de Educação Ambiental), do Ministério para a Transição Ecológica de España, da formação dos Guias-intérpretes da Rede de Parques Nacionais em Espanha. É ainda Formadora de Formadores em Turismo Acessível e Engenheira Técnica da Floresta pela Universidade de Vigo (Espanha).

Durante 9 anos foi Diretora de Projetos e Administradora na empresa Ambientarte, dedicada principalmente à comunicação patrimonial integrando critérios de acessibilidade. Foi promotora do Projeto Educativo Europeu de Interpretação do Património, INTEPA, para o Organismo Autónomo Programas Educativos Europeus, com sócios de Letónia, Bulgária, Roménia, Turquia, Estónia e Espanha. Trabalhou como consultora coordenando projetos e equipas a nível nacional e internacional, assim como a elaboração de propostas.

Durante dois anos foi a responsável da ‘’Chefatura da Unidade Departamental de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável’’ no México D.F., ‘’Delegação Tlalpan na Direção Geral de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável’’. Trabalhou durante mais de 5 anos como guia-intérprete no Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza (Espanha). Conta com uma ampla experiência como formadora em cursos relacionados com a Interpretação do Património (técnicas de comunicação efetivas), visitas guiadas, Acessibilidade e Ecoturismo, em todo o estado espanhol, assim como em Portugal e no México. É coautora e orientadora do primeiro curso básico online de Interpretação do Património em Espanha (atualmente na sua 22ª edição) e de um curso avançado da mesma temática, ambos com o CEIDA (Centro de Extensão Universitária e Divulgação Ambiental da Galiza) e com o aval da Associação para a Interpretação do Património (AIP). É sócia e fez parte da Direção da AIP, com o cargo de Secretária e de Vice-presidente, respetivamente, durante o período 2013-2019. É membro do Seminário Permanente em Interpretação do Património natural e cultural do Centro Nacional de Educação Ambiental (CENEAM), dentro do Ministério para a Transição Ecológica de Espanha que reúne a uns 20 profissionais da disciplina.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,891,878