"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Metro inaugura exposição fotográfica de Alfredo Cunha: "A cidade que não existia - Amadora 1970-2020"

A exposição insere-se nas comemorações dos 40 anos da cidade da Amadora e vai estar disponível, na estação de metro Amadora Este entre os dias 11 de setembro e 15 de novembro, durante o horário normal de funcionamento do Metro.

11 Set a 15 Nov 2020

Estação de metro Amadora Este


A iniciativa tem a curadoria de Teo Pitella e reúne um conjunto de imagens da Amadora dos anos 70 até à atualidade, do acervo do fotógrafo, com mais de 50 fotografias publicadas no recente livro de Alfredo Cunha  “A Cidade que não existia”, dedicado à cidade da sua primeira experiência profissional como fotojornalista, no jornal Notícias da Amadora.

Com mais esta iniciativa, o Metropolitano de Lisboa continua a afirmar-se como empresa socialmente responsável, Metro promove a transversalidade cultural através do estabelecimento de parcerias e protocolos de cooperação com diversas instituições, visando uma mais efetiva integração das políticas culturais sectoriais, com vista a fomentar o interesse e a motivação para as criações artísticas que se revelem de especial qualidade e que se pretendem sejam amplamente difundidas.

A história do Metropolitano de Lisboa, ao longo dos 60 anos de serviço público, está marcada pela preocupação constante em criar uma proximidade com o Cliente, conferindo à sua rede uma dimensão estética, humanizando e tornando atrativo o espaço público, onde as intervenções artísticas assumem um papel de especial relevo.

Sobre Alfredo Cunha:
Nasceu em 1953, em Celorico da Beira, e em 1970 iniciou a carreira profissional em fotografia publicitária e comercial.

Começa a sua carreira de fotojornalista no jornal "Notícias da Amadora". Colaborou com o Jornal "O Século" e "O Século Ilustrado" (1972), Vida Mundial a Agência de Notícias Português - ANOP (1977) e as agências de Notícias de Portugal (1982) e Lusa (1987).

Foi fotógrafo Oficial dos Presidentes da República, Ramalho Eanes e Mário Soares.

Em 1996 recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

No Jornal "Público" foi editor fotográfico entre 1989 e 1997, e integrou o grupo Edipresse como fotógrafo e editor. Em 2000 começou a trabalhar na revista semanal Focus. Em 2002 colaborou com Ana Sousa Dias no programa de TV "Por Outro Lado", na RTP2. Entre 2003 e 2009 foi fotógrafo e editor do "Jornal de Notícias". De 2010 a 2012 foi diretor fotográfico da Agência "Global Imagens".

Atualmente é freelancer e desenvolve projetos editoriais, com quase duas dezenas de livros de fotografia publicados, desde "Raízes da Nossa Força" (1972), até “A Cidade que não Existia”, já em 2020.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,791