"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Sage comme une image" do artista Horácio Frutuoso

Nesta exposição serão apresentadas um conjunto de novas pinturas desenvolvidas entre o verão passado e o deste ano, onde o atelier e o próprio artista são usados como modelo e matéria para a expressão e construção de imagens-poema, revelados como momentos em suspenso que interrompem a nossa passagem no tempo, todo.  

3 Out a 18 Nov 2020

Balcony - Contemporary Art Gallery
Rua Coronel Bento Roma, 12A 1700-122 Lisboa


Com uma obra proveniente da poesia, do desenho de palavras e do grafismo da expressão literária
, para esta exposição Horácio Frutuoso recorre ao exercício da tradução, tal como São Jerónimo. O processo criativo de construção de um poema foi traduzido para imagens que deram origem às pinturas. Evocando o silêncio da imagem, o título da exposição é uma expressão francesa usada para descrever uma criança bem-comportada, que em português significa “obediente como uma imagem”.

Como se de um diário tratasse, o ato de ler e o de escrever, influenciado pelo que se consome, toma conta da vida quotidiana, ou até de uma fuga à vida quotidiana, neste caso sem luta ou resistência. Até sage comme une image abrir ao público resta perguntar se é possível sermos nós mesmo quando estamos sós?

Sobre Horácio Frutuoso (1991, Porto):
 
Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição que lhe atribuiu o prémio aquisição de Artes Plásticas em 2012/2013.

Co autor do projeto artístico Expedição, participou noutros projetos como a Painel, Sintoma, no âmbito editorial colaborando com as outras estruturas artísticas como por exemplo o Teatro Praga.

Na produção do seu trabalho recorre a diferentes meios, estruturando a sua prática a partir do pensamento e organização de uma pintura, onde cruza com o design gráfico ou a produção de imagens digitais e performance.

Expõe regularmente desde 2011, colaborando com outros artistas em diferentes projetos e exposições, destacando-se as seguintes: Clube da Poesia, exposição individual com curadoria de Ricardo Nicolau, Museu de Serralves, Porto (2019); Haus Wittgenstein, curadoria de Nuno Crespo, MAAT, Lisboa (2018); H exposição individual na Galeria Balcony, Lisboa (2018); O que Eu sou exposição, coletiva da coleção da Fundação EDP, MAAT, (2017), White Horse, Bregas, Lisboa, (2016); ZULULUZU FO’SHO, colaboração com Teatro Praga para o espetáculo ZULULUZU, (2016)

Sobre a Balcony – Contemporary Art Gallery: 
Balcony Contemporary Art Gallery surgiu em 2017, adicionando um novo ponto de referência ao mapa das artes da cidade de Lisboa. Situada em Alvalade, numa antiga loja do Edifício América, foi transformada num generoso espaço de exposição, com uma área superior a 220m2 distribuída por dois pisos, permitindo criar distintos circuitos e espaços expositivos.

A atividade da galeria rege-se pela representação de artistas emergentes, portugueses e estrangeiros, tanto em Portugal como no estrangeiro. A progressiva participação em feiras internacionais e a criação de projetos expositivos dentro, e fora de portas, tem vindo a potenciar a o crescimento dos seus artistas, apoiando e apresentando consecutivos projetos interdisciplinares.

BALCONY
www.balcony.pt
Seg. a sáb. 14h – 19h30

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,219,836