"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Gastronomia

Reencontro com Radu Anton Roman. "A cozinha de Radu"

Entre 28 de setembro e 2 de outubro de 2020, o ICR Lisboa propõe ao seu público online um reencontro com Radu Anton Roman, escritor e realizador de televisão, um dos mais importantes investigadores e promotores da gastronomia romena.

28 Set a2 Out

Online

A personalidade de Radu Anton Roman será evocada nas contas do Facebook e Instagram do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, com o apoio do canal de televisão romena PRO TV, através da apresentação de fotografias do arquivo da família e excertos do documentário "A cozinha de Radu" (2005, PRO TV), que serão legendados em português pela filha do autor, Antoaneta Roman.

Radu Anton Roman (nascido a 19 de agosto de 1948, em Fagaras – falecido a 29 de agosto de 2005, em Bucareste) foi jornalista, escritor, dramaturgo, gastrónomo, caçador e pescador desportivo, antropólogo, personalidade televisiva, conhecida especialmente pelos seus programas de culinária.

Em 1991, foi um dos colaboradores romenos de Jacques Yves Cousteau durante a realização dos quatro filmes sobre o Danúbio. Nessa altura, Radu Anton Roman descobriu, junto do seu mentor francês, uma outra vocação: as explorações. No entanto, o que lhe incutiu mais paixão na investigação, foi a tradição romena.

Em 1998, Radu Anton Roman publicou um dos mais importantes trabalhos recentes da gastronomia romena "Manjares, vinhos e costumes romenos" (Editora Paideia).

Entre 2001 e 2005 realizou para a PRO TV o documentário "A cozinha de Radu", em que se entrelaçaram a arte culinária, a etnografia e o folclore de todas as regiões da Roménia e no qual foi captada com charme e humor, a diversidade cultural dos romenos. Radu Anton Roman conseguiu transformar qualquer prato romeno numa história em que as palavras se tornam ingredientes indispensáveis.

"Os manjares não são necessariamente umas invenções incríveis, umas fastuosas e inesperadas coisas completamente novas. Eles são feitos de nuances, uma fritura a mais, um bocadinho a menos. Tudo isso denota uma alquimia que muda completamente o sabor e o aspeto."

Os amigos dizem que Radu Anton Roman tirava a sua seiva e alegria vivendo no meio da natureza e comendo modestamente das suas riquezas. Detinha a receita da felicidade e transformava com sucesso cada momento da vida em alegria. "A vida merece ser sorvida gota a gota, até a última pinga." Radu Anton Roman ficava feliz em compartilhar com os outros os seus conhecimentos e a sua enorme apetência pela vida.

Passatempos

Visitas
54,551,986
>