"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Temari - Bolas de Mão Japonesas

Tradicionalmente feitas de retalhos de quimonos e linhas conjugadas em imaginativos motivos, as coloridas temari são ainda hoje uma oferta de grande significado. Venha criar as suas, para ornamento ou presente original para a época natalícia.

14 Nov 2020

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Com Ana Simões

Sábado| 14.00 às 18.00
€45/participante | Presencial (Todos os materiais incluídos)
€33/participante| Online (Lista de material a divulgar)
Participantes mín. 5, máx. 10 | Público-alvo: Adultos

Linhas coloridas, esticadas, cruzadas em torno de retalhos de quimonos podem resultar em Temari (Te - mão + Mari – bola). Com uma história ancestral, estas bolas de mão japonesas começaram por ser confecionadas com um propósito muito especial: brincadeiras de crianças! Ao longo dos tempos, assumiram outros fins e significados. Na verdade, as Temari são, ainda hoje, uma oferta de considerável importância no Japão - prova de grande amizade ou de amor maternal. Actualmente, os seus coloridos e criativos padrões, despertam tanto interesse no Oriente como no Ocidente. Neste workshop propomo-nos olhar para a sua evolução e arriscar, até, a sua confecção! Em época natalícia, poderá ser presente original ou ornamento de natal.

Ana Simões (n. 1984, Vila Franca de Xira) é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas -Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras de Lisboa e Mestre em Edição de Texto pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Ingressa na Fundação Oriente em 2008, ano de inauguração ao público do Museu do Oriente. Desde nova cultiva o gosto pela arte e cultura orientais, com especial apreço pelo Japão. Em 2018 integra o Serviço Educativo deste Museu dedicando-se, com a equipa, a dar a conhecer aos diferentes públicos a relação de Portugal com o Oriente e da cultura oriental em geral, a partir da colecção do Museu.  A par desse trabalho, tem vindo a aprofundar o seu conhecimento pelo artesanato tradicional do Japão, nomeadamente, pelo Origami e Temari. Regularmente, tem vindo a partilhar a técnica de Temari e o seu respectivo contexto social e histórico em workshops que orienta.

Inscrições até 9 novembro.

>> Mais informações e inscrições

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,198,080