"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Concertos

Caldas nice Jazz 2020 | Manuel Linhares - Quarteto

Manuel Linhares leva às Caldas da Rainha o repertório dos seus dois cds Traces of Cities e Boundaries.

29 Out   |  21h30

Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha
Rua Dr. Leonel Sotto Mayor 2500

Manuel Linhares
Nasceu na cidade da Horta (Açores) em 1983 apesar de viver desde muito novo no Porto, cidade onde inicia os seus estudos musicais entrando em 2002 para a “Escola de Jazz do Porto”.

Para além da licenciatura em Canto Jazz pela “Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto”, o seu background musical é também marcado pela passagem por cidades como Barcelona, onde estuda na escola “Taller de Muzics” em 2006, e Berlim, onde em 2010/2011 frequentou o “Jazz Institute of Berlin”.

Estudou e trabalhou com referências nacionais como José Mário Branco, Rui Veloso, Sofia Ribeiro, Pedro Moreira, Claus Nymark, Lars Arens, Michael Lauren, Paulo Perfeito, Carlos Azevedo e Fátima Serro.

Internacionalmente, enquanto estudante do “Jazz Institute of Berlin” trabalhou com importantes nomes do Jazz Americano e Europeu, entre os quais, Judy Niemack, John Hollenbeck e Gerard Presencer, inegáveis referências no seu desenvolvimento musical.

No seu percurso trabalhou com outros grandes cantores, tais como, David Linx, Grzegorz Karnas, Jeff Cascaro, Rhiannon, Rebecca Martin, Becca Stevens, Gretchen Parlato e participou como assistente em workshops de Bobby McFerrin e da incontornável Meredith Monk.

Ao caldas nice Jazz 2020 o autor vem apresentar os seus últimos trabalhos discográficos de referencia, sendo de salientar “Boundaries” é um álbum de composições originais, ora em Português ou Inglês, que tentam reflectir sobre as preocupações e inquietações do mundo actual e o lugar que cada um pode ocupar numa sociedade atravessada por fronteiras, separações e limites.

Por outro lado, esses limites referem-se também às condições da nossa própria existência, de uma vida que procurando encontrar o espaço da sua liberdade, não deixa de se confrontar com o seu isolamento e com os seus limites, e do seu novo CD, que se encontra em pré-produção, intitulado "Isolation Songs" fruto da quarentena que enfrentou durante a pandemia.

Enquanto gesto de criação artística, talvez pertença à música a função de não deixar de estar atento a este ruído do mundo, reflectir sobre ele e fazer dele música.

Manuel Linhares é acompanhado pela sua extraordinária banda composta por: Paulo Barros ao
piano, José Carlos Barbosa no contrabaixo e João Cunha na bateria.

Na imprensa:
“(…) Com este novo disco, Manuel Linhares apresenta argumentos sólidos para reclamar um lugar ao sol no panorama jazz português.”
Nuno Catarino, in a Forma do Jazz

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,203,819
>