"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Através dos Livros #12: Sobre o autoritarismo brasileiro

O espaço de discussão em torno de livros e autores que o Instituto de História Contemporânea organiza em parceria com o Núcleo dos Estudantes de História da NOVA FCSH.

29 Out   |  17h00

Online
Preço
Entrada livre
 
Nesta sessão, viajaremos até ao outro lado do Atlântco para mais uma conversa virtual e acessível em qualquer parte do mundo, uma vez que decorrerá no Canal YouTube do IHC.

A convidada da décima-segunda sessão é Lilia Moritz Schwarcz, que apresentará o seu livro, Sobre o autoritarismo brasileiro. Uma breve história de cinco séculos (Objectiva, 2020). Os comentários estarão a cargo de Nuno Gonçalo Monteiro e Isabel Corrêa da Silva (ICS — Universidade de Lisboa) e a moderação será de Paulo Jorge Fernandes.

Como é habitual, os participantes poderão colocar questões através do chat no nosso canal YouTube.

Sobre o ciclo:
Num momento em que os sistemas de avaliação universitários tendem cada vez mais a premiar o artigo em revistas especializadas, queremos com esta iniciativa sublinhar a importância do livro (e da monografia em particular) como veículo por excelência para a difusão do saber histórico e, também, para o debate de ideias.

Neste espaço de discussão, daremos prioridade a obras recentes que correspondam a investigações originais e/ou sínteses que se proponham a desafiar ou rever paradigmas vigentes.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Théo Ceccaldi e Roberto Negro

Ceccaldi e Negro são duas estrelas em ascensão no panorama do jazz europeu e sobem ao palco do Auditório de Espinho no dia 27 de novembro (sexta-feira), para um concerto muito especial. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
55,204,253
>