"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Através dos Livros #12: Sobre o autoritarismo brasileiro

O espaço de discussão em torno de livros e autores que o Instituto de História Contemporânea organiza em parceria com o Núcleo dos Estudantes de História da NOVA FCSH.

29 Out 2020  |  17h00

Online
Preço
Entrada livre
 
Nesta sessão, viajaremos até ao outro lado do Atlântco para mais uma conversa virtual e acessível em qualquer parte do mundo, uma vez que decorrerá no Canal YouTube do IHC.

A convidada da décima-segunda sessão é Lilia Moritz Schwarcz, que apresentará o seu livro, Sobre o autoritarismo brasileiro. Uma breve história de cinco séculos (Objectiva, 2020). Os comentários estarão a cargo de Nuno Gonçalo Monteiro e Isabel Corrêa da Silva (ICS — Universidade de Lisboa) e a moderação será de Paulo Jorge Fernandes.

Como é habitual, os participantes poderão colocar questões através do chat no nosso canal YouTube.

Sobre o ciclo:
Num momento em que os sistemas de avaliação universitários tendem cada vez mais a premiar o artigo em revistas especializadas, queremos com esta iniciativa sublinhar a importância do livro (e da monografia em particular) como veículo por excelência para a difusão do saber histórico e, também, para o debate de ideias.

Neste espaço de discussão, daremos prioridade a obras recentes que correspondam a investigações originais e/ou sínteses que se proponham a desafiar ou rever paradigmas vigentes.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,927,121