"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Festas da Cidade de Torres Vedras estão de regresso

Entre 27 de outubro e 11 de novembro, Torres Vedras assinala as festividades com um programa diferente do habitual, adaptado à atual pandemia de COVID-19, e contando com a transmissão de várias iniciativas em meio digital. 

27 Out a 11 Nov 2020

Torres Vedras


A missa em honra de São Gonçalo de Lagos * dá início ao programa, estando marcada para o dia 27, terça-feira, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora da Graça.

Uma das novidades deste ano consiste na iniciativa “Acordeão nas ruas”, que vem substituir as tradicionais “Merendas do Acordeão”. Desta forma, a população de todas as freguesias do Concelho poderá assistir à atuação de acordeonistas, que irão atuar em várias ruas de cada freguesia.

Paisagens Sonoras” * irá levar as bandas filarmónicas do Concelho a atuar num local emblemático da sua freguesia, substituindo, assim, o habitual Desfile de Bandas Filarmónicas. A Sociedade Filarmónica Aldeia Grandense, a Banda de Música da Ribaldeira, a Banda de Música da Casa do Povo de Campelos e a Sociedade Filarmónica Ermegeirense integram a iniciativa, juntando-se, no dia 11 de novembro, às 22h00, para interpretar a Marcha da Cidade.

Outra das novidades desta edição consiste no ciclo “Bach na Capela” *, em que Gonçalo Martins, jovem músico torriense, irá executar excertos de obras de J. S. Bach na marimba, em quatro ícones do património religioso do concelho de Torres Vedras: Capela da Nossa Senhora dos Prazeres, em Caixaria, Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, em Fonte Grada, Igreja de Santo António, em Campelos, e Capela do Convento de Santo António do Varatojo.

O dia 6 de novembro, sexta-feira, ficará marcado pelo "São Martinho, Compras e Vinho", juntando a música e o comércio tradicional nas ruas pedonais do centro histórico de Torres Vedras. Já a cerimónia de entrega de prémios dos concursos "O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2020" e "Pastel de Feijão de Torres Vedras 2020"* está marcada para o dia 8 de novembro, domingo, às 16h00.

A habitual Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal de Torres Vedras * está marcada para o dia 10 de novembro, às 21h00. A noite contará com o momento musical Jangada de Pedro, protagonizado por Martin Sued e Marco Santos. Já no dia 11 de novembro, às 18h00, será transmitido um pequeno vídeo documental dos ranchos folclóricos * do Concelho. Poderá assistir à recriação de profissões, hábitos e costumes situados entre 1900 e 1930.

O programa das Festas da Cidade de Torres Vedras 2020 conta, ainda, com desafios desportivos, como o Desafio Eco Caminho do Sizandro Festas da Cidade 2020 e o Desafio Ciclo Freguesias Festas da Cidade 2020. As celebrações culminam a 11 de novembro, dia em que serão dinamizadas visitas guiadas a vários equipamentos municipais e a pontos da cidade com interesse histórico.

* Esta atividade será transmitida em direto na página de Facebook e no canal do YouTube da Câmara Municipal de Torres Vedras.

>> Mais informações 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,204,756