"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Lech Kowalski, Lynne Sachs e Caetano Veloso nos Espaços da Intimidade do Doclisboa

Espaços da Intimidade é o título da terceira parte da 18ª edição do festival, com data marcada entre 3 e 9 de dezembro, e o momento com maior presença nacional.

3 Dez a 9 Dez 2020

Lisboa


Espaços da Intimidade, o terceiro momento do 18º Doclisboa começa hoje e até 9 de Dezembro, traz muitas propostas de filmes construídos na mais profunda intimidade e nos afetos que se desenham e se descobrem nesses espaços, seja com a família, uma casa, um país. Não só será uma oportunidade para conhecer muitas obras portuguesas, algumas em estreia mundial, como ainda apresentará uma diversidade geográfica que nos fazem percorrer Peru, Síria, Catar, Áustria, Coreia do Sul, sempre ao abrigo desta linha temática.   

3 DEZEMBRO

20H30 / Cinema Ideal
O Primeiro Passo da Melomania é uma Birra, Guilherme Sousa (21’)

I by You by Everybody, Kim Namsuk e Choi Seung Yoon (78’)
“O primeiro passo da melomania é uma birra” é o raciocínio que serve como ponto de partida de uma exploração das relações entre música, harmonia, melodia, timbre e cultura. Em I by You by Everybody, a coreógrafa Seung Yoon decide realizar um filme sem qualquer experiência. Nesse processo, dão-se encontros que capturam o que é a arte, a juventude e a amizade. 

4 DEZEMBRO

20H30 / Cinema Ideal
Underneath, Ugo Arsac (51’)

This is Paris Too, Lech Kowalski (58')
Uma alucinante viagem por Paris: pelo subsolo, em Underneath, através das artérias internas da cidade, percorremos os túneis e os esgotos guiados pelos que fazem deste o seu lugar; em This Is Paris Too, a câmara-corpo de Lech Kowalski percorre as zonas mais pobres de Paris ao lado de um indígena norte-americano, as zonas dos refugiados e sem-abrigo com quem conversam. 

5 DEZEMBRO

10H30 / Culturgest
A Nossa Terra, o Nosso Altar, André Guimoar (77’)
O filme testemunha as últimas rotinas no quotidiano do bairro social do Aleixo, marcadas pela tensão de um destino forçado. Entre a queda da primeira e da última torre, o processo de demolição arrasta-se durante anos, deixando as vidas dos moradores em suspenso. Obrigados a aceitar o fim da sua comunidade, assistem de forma impotente à lenta desfiguração do seu passado.

11H00 / Cinema Ideal
Memória Descritiva, Melanie Pereira (11')

Film About a Father Who, Lynne Sachs (74')
Numa casa inacabada, a leitura da sua Memória Descritiva e a recolha de arquivos sobre o processo de construção despertam fragmentos de memórias incertas. Entre 1984 e 2019, Lynne Sachs filmou o pai, bon vivant e próspero homem de negócios. Film About a Father Who é a tentativa de compreender o que liga uma família para além do que se construiu à superfície.

6 DEZEMBRO 

10H30 / Culturgest
Narciso em Férias, Ricardo Calil e Renato Terra (83’)
A 13 de Dezembro de 1968, a ditadura militar do Brasil passou o Acto Institucional n.º 5, que marcou o começo da fase mais repressiva e violenta do regime. Duas semanas mais tarde, o cantautor Caetano Veloso foi preso. Cinquenta anos depois, faz um retrato íntimo e detalhado dos seus dias na solitária, recorda e interpreta canções que marcaram o período do seu encarceramento e revisita acontecimentos dolorosos. Caetano também apresenta informação nova produzida pela ditadura sobre as razões da sua detenção, ajudando a explicar a brutalidade arbitrária desse período da história brasileira.

11H00 / Cinema Ideal
as sombras e os seus nomes, João Pedro Amorim (15´)

The Missing One, Rare? Ienasoaie (88’)
Uma câmara de vídeo capta movimentos fugazes. as sombras e os seus nomes parte de textos de Walter Benjamim para reflectir sobre a relação entre imagens, nomes e conhecimento. Em The Missing One, a câmara é também o que aproxima. Após anos separados, Rare? Ienasoaie faz este filme para voltar a conhecer a sua irmã mais velha, isolada pelo vício de morfina.

Conheça os filmes de dezembro aqui ou consulte a programação completa em doclisboa.org

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,812,513