"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Stages & Singers" de Shen Chao-Liang

Com curadoria de Rui Prata, a exposição do fotógrafo Shan Chao-Liang, dá a conhecer a cultura de cabaré em palcos móveis que se tem desenvolvido desde a década de 1970 em Taiwan.


"Naquela época,", escreve Alejandro Castellote, "os atores eram convidados a entreter todos os tipos de celebrações, desde receções de casamento a cerimónias religiosas e funerais. Os proprietários dessas pequenas empresas familiares converteram os seus camiões e carrinhas em pequenos teatros móveis, com os quais se deslocavam pelo país."

A decoração dos mais de 600 teatros ambulantes que existem em Taiwan "refletem tendências populares, do mais antigo ao mais moderno: personagens de histórias aos quadrinhos e animação, naves espaciais, cenas de filmes, ícones arquitetónicos e a iconografia de ponta de videojogos e discotecas".

"A espetacularidade desses camiões-cenário", prossegue Alejandro Castellote, "é reforçada com sofisticada tecnologia de som e programação de placas de luz, e as performances apresentadas incluem coreografias inspiradas nos mais famosos programas de TV e vídeo clips."

A exposição STAGES & SINGERS é uma parceria entre o Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal e a Câmara Municipal de Sines.

O Centro de Artes de Sines funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados, das 11h00 às 17h00, salvaguardando-se a possibilidade de o horário de funcionamento sofrer alterações pelo contexto de pandemia que se atravessa.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
56,321,308
>