"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

O Dia Mais Curto do Ano

Pelo oitavo ano consecutivo, Portugal celebra O Dia Mais Curto com mais de 30 sessões de curtas-metragens de norte a sul do país, no continente e ilhas, durante o mês de dezembro, em 19 localidades.

1 Dez a 29 Dez 2020

19 Localidades, de norte a sul do país

O auge das exibições acontece hoje, dia 21 de dezembro, data que marca o Solstício de Inverno. A
 Agência da Curta Metragem propõe cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos nos mais variados lugares de projeção - cinemas, escolas, bibliotecas, auditórios, entre outros - em 19 localidades: Amadora, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande, Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.

Este ano, o fenómeno astronómico passa não só pelas salas de cinema, mas por outros meios de projeção tais como os transportes públicos do Metro do Porto - com a exibição da curta-metragem "Nestor", de João Gonzalez, ao longo do dia 21 de dezembro;  ecrãs da televisão, com programações especiais de curtas-metragens na RTP2 e Canais TVCine; e pela Web (Filmin e serviço VoD da Agência).

No dia 17 de dezembro, a RTP2 celebrou esta iniciativa dedicando uma programação especial do Cinemax Curtas com as curtas-metragens “Entre Sombras”, de e Mónica Santos e Alice Guimarães, “Memorável”, de Bruno Collet, “Testemunha”, de Ali Asgari e “O Presente de Natal”, de Bogdan Muresanu. Os Canais TvCine & Séries também se juntam às comemorações com um programa que inclui as curtas-metragens “A Story From Africa”, de Billy Woodberry, “Nefta Football Club”, de Yves Piat e “Ruby”, de Mariana Gaivão, no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30 no TVCine Edition. Na web, a plataforma Filmin apresenta um programa especial dedicado a João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, dupla criativa, responsável por uma das mais sólidas e singulares carreiras do cinema contemporâneo. O programa “Amiguinhos” estará também disponível para visualização até ao dia 21 de dezembro no serviço de video on demand da Agência da Curta Metragem.

O Dia Mais Curto oferece aos espectadores a oportunidade de descobrir o cinema no seu formato mais original e criativo - a curta-metragem. Nesta que é a oitava edição da iniciativa, a Agência da Curta Metragem propõe cinco programas, que incluem sessões para adultos e crianças, com filmes de vários pontos do mundo e de diferentes géneros, aos quais se juntam programações próprias das entidades que se associaram à iniciativa - “Curtas do Mundo”, “Novas Curtas Portuguesas”, “Amiguinhos”, “Curtinhas para Todos” e “Quatro Janelas Discretas Para o Mundo de Regina Pessoa”. Pretende-se que esta iniciativa seja também um evento particular que suscite a organização de exibições especiais de cinema.

Os bilhetes, à venda nos locais das sessões, variam entre a entrada gratuita e os 4,00 euros.

A agenda da 8ª edição d’O Dia Mais Curto está disponível em: www.odiamaiscurto.curtas.pt
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,959,767