"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente promove workshop online de "ETEGAMI"

Com ou sem competências formais de desenho, aprenda a construir os seus postais bem como um selo próprio para os personalizar.

16 Jan 2021  |  10h00

Online
Preço
35.00€

Com Nic e Inês

Horário  10.00 às 13.00
Participantes mín. 15, máx. 25

Conhecida como a “arte do postal japonês”, que resulta da combinação das palavras ‘e’ (imagem)+ ‘tegami’ (carta ou postal). Esta arte foi criada nos anos 60 por Kunio Koike, um artista de caligrafia que se quis afastar das rígidas tradições japonesas de criação, tais como a imitação fiel dos mestres. Assim, criou uma arte para a qual não é necessário nenhum talento em particular ou mesmo anos e anos de prática para atingir a forma ideal. Etegami é uma forma de arte mais espontânea, honesta, pessoal ou mesmo criativa. Não serve para mostrarmos as nossas competências ao nível do desenho, mas sim a apreciação prazerosa do processo de criação. As imagens criadas são simples e utilizam-se materiais e métodos japoneses antigos que conjugam uma imagem e uma frase.

Este workshop destina-se a qualquer pessoa que queria fazer esta arte mas que achava que seria necessário ter um talento especial para tal. O toque final destes postais é a criação de um carimbo próprio e pessoal, como uma imagem de marca, feita através de borrachas. No final, cada participante pode enviar por correio o seu postal.

PROGRAMA
  • Sensibilizar os participantes para a temática do Etegami.
  • Promover o contacto direto com obras
  • Experimentar algumas técnicas e instrumentos tradicionais japonesas (sumi-e, pincéis, carimbos, aguarelas com pigmentos naturais)
  • Representar graficamente a ideia a desenvolver e conjugar uma frase com a mesma
  • Trabalhar modos próprios de expressão
  • Desenvolver o uso da imaginação e da criatividade
Materiais a adquirir pelo participante:
Todos podem ser encontrados em lojas chinesas
  • 1 pincel oriental (chinês ou japonês) - loja do MO ou Ponto das Artes
  • Tinta da China  - loja do MO ou Ponto das Artes
  • Papel de Aguarela (ou outro de 200 - 350g), cortado em A6 (10cm x 15cm)
  • Tinta de aguarela
  • Borracha de apagar
  • Bisturi ou x-acto
  • Tampão de tinta de carimbo vermelho
Este workshop será uma edição online, transmitida em tempo real a partir do Museu do Oriente, através da plataforma zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador e uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para se juntar à sessão no dia e hora marcados. Se tiver alguma dúvida, temos técnicos disponíveis que auxiliarão cada participante a colocar-se on-line e também estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida.

Nic e Inês são Nicholas Carvalho (A?frica do Sul) e Inês Almeida (E?vora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas a?reas da música, da literatura, e da ilustrac?ão, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

>> Mais informações e inscrições
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,970,986