"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Museu do Oriente apresenta "Hedda Gabler"

O Museu do Oriente apresenta a icónica peça teatral do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, numa encenação de Bernardo Beja.

27 Dez a 30 Dez 2020

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


A história centra-se na personagem de Hedda, filha do falecido General Gabler, que morreu sem lhe deixar herança. Perto dos 30 anos, acaba por casar-se com Jørgen Tesma que ambiciona ingressar na universidade para estudar História da Arte.

A peça inicia-se com o regresso de Hedda e Jørgen da sua lua-de-mel, que teve seis meses de duração, e com o desabafo da jovem esposa de que estava entediada por o seu marido ter ocupado o tempo a estudar e trabalhar.

A partir daí, o público fica a conhecer outras personagens e o seu envolvimento com o desapaixonado casal, que dão origem a inúmeros acontecimentos e contratempos, triângulos amorosos e finais trágicos.

Henrik Ibsen (1828-1906) é o maior dramaturgo norueguês do século XIX, poeta e diretor teatral, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Publicada pela primeira vez a 11 de Dezembro de 1890, “Hedda Gabler” teve a primeira representação em 31 de Janeiro de 1891, no Residenztheater de Munique (Alemanha).  

“Hedda Gabler”, de Henrik Ibsen
27, 28, 29 e 30 de dezembro
19.00
Preço: 12 €
Duração: 100’ sem intervalo
Lotação máxima: 34 lugares (sem lugar marcado)
 
Ficha técnica:
Texto: Henrik Ibsen
Tradução: Francis Henrik Aubert
Encenação: Bernardo Beja
Interpretação: Ana Catarina Santos, Beatriz Epifânio, Cláudia Alfaiate, Fábio Batista, Francisco Pereira de Almeida, Gonçalo Botelho e Rita Rocha
Cenografia e Figurinos: Daniela Cardante e Rita Capelo
Desenho de Luz: Diana Especial
Produção: Diana Especial
Apoio ao Movimento: Caia Sampaio
Cartaz: Rita Carpinteiro
Fotografias: Duarte Lopes - @birdystudios
 
Parceiro Institucional: República Portuguesa - Ministério da Cultura
Co-produção: Câmara Municipal da Figueira da Foz
Apoio: Fundação Oriente, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Livros Cotovia
Agradecimentos: Lions Clube da Figueira da Foz, Vasco Wellenkamp, Fernanda Mira Barros, Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, família e amigos de Cláudia Alfaiate, João Soares, Maria Duarte, Luca Aprea, Carlos Monjardino, João Amorim, António Simões Baltazar, João Russo, Carlos Monteiro, Margarida Perrolas
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,359,458