"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Pensar a Aguarela no Museu do Oriente

A água, o branco do papel, a cor, o contraste e o desfoque: estes e outros elementos essenciais à pintura em aguarela serão explorados neste workshop, através de vários exercícios.

17 Abr a 24 Abr 2021

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

com Pedro Salvador Mendes
Sábado | 17 e 24 de abril

Horário | 10.00 às 17.00
Preço €130  (inclui materiais) | Participantes mín. 6

Sendo uma técnica bastante volátil, a aguarela torna-se difícil de trabalhar com resultados por vezes frustrantes e desanimadores. Neste workshop propomos revisitar as bases e desvendar o segredo para se pintar a aguarela: a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque. Faremos uma apresentação da aguarela no enquadramento histórico, uma introdução aos materiais necessários, uma breve introdução à cor e pequenas demonstrações. A aguarela tem regras e temos que pensar antes de pintar. Os participantes irão fazer exercícios de:

COR - começar por pintar o diagrama das cores; Cores primárias, secundárias e complementares.
ÁGUA - Exercícios de controle de agua com aplicação dessas cores; Exercício de desfoque
LUZ - Exercícios claro (escuro contraste), pintar a seco, brancos do papel         
Os participantes irão pintar  imagem/ imagens  à escolha, pintando o mais possível para aproveitar ao máximo a experiência. No final do workshop ter muitas aguarelas feitas é motivo de orgulho e conquista e bastante motivador.

Pedro Salvador Mendes é um ilustrador, com formação em desenho, pintura e comunicação visual. É membro do Grupo de amigos da Gorungosa, (GAG) Moçambique, e do Grupo do Risco. É o autor de Sabu – o Tigre pintor, que escreveu e ilustrou bem como o lince Lineu. Já foi convidado a pintar na Polónia e Luxemburgo e a participar numa exposição de aguarelas em Roma. A sua maior ambição é poder dar forma e ilustrar grandes ideias, de preferência ligadas à natureza e à educação ambiental.

>> Mais informações e inscrições
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,204,061