"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente dá a conhecer o "Berço das Civilizações Asiáticas"

Este curso promovido pelo Museu do Oriente, destaca em 8 sessões algumas das cidades mais marcantes da História do continente asiático onde, sob a tutela de reis e imperadores, despontaram as artes e a cultura. 

6 Fev a 27 Mar 2021

Online


Com João Paulo Oliveira e Costa

Datas |  6, 13, 20, 27 fevereiro; 6, 13, 20 e 27 março
Sábados | 10.00 às 13.00
Preço  €110 | Participantes mín. 20

Percorrer o tempo e o espaço em busca de algumas das cidades mais marcantes da História do Continente Asiático é a proposta do historiador João Paulo Oliveira e Costa com o curso online “Berço das Civilizações Asiáticas”, que o Museu do Oriente realiza aos sábados, entre 6 de fevereiro e 27 de março. 

Em oito sessões, os participantes vão ficar a conhecer os locais onde despontaram as artes e a cultura, sob a tutela de reis e imperadores famosos, auxiliados por sacerdotes, monges, escribas e generais, de que são exemplo Mohenjo Daro e Harappa, Jerusalém, Persépolis e Babilónia, Xian, Quioto, Angkor, Samarcanda e Delhi. 

As primeiras grandes civilizações sedentárias desenvolveram-se no território asiático, à exceção do Egipto dos faraós. Tendo-se instalado em vales férteis, despontaram naturalmente pelo engenho dos seus fundadores, mas articularam-se sempre com regiões mais ou menos distantes. Ao longo dos séculos, por toda a Ásia nasceram assim grandes cidades, que foram capitais de grandes nações, e que se tornaram muitas vezes em metrópoles que senhoreavam vastos impérios assentes nas encruzilhadas de rotas mercantis. 

O curso é orientado por João Paulo Oliveira e Costa, historiador e escritor, professor catedrático da NOVA-FCSH, investigador do CHAM e coordenador da Cátedra UNESCO "O Património Cultural dos Oceanos".

>> Mais informações e inscrições

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,022