"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

162 anos desde a União dos Principados Romenos

No domingo, dia 24 de janeiro de 2021, as redes sociais do ICR Lisboa acolherão um projeto dedicado ao 162º aniversário da União dos Principados Romenos, que constará da apresentação de um vídeo com a leitura das histórias O tio Ion Roata e O tio Ion Roata e Cuza Voda de Ion Creanga, na interpretação do ator português Nuno Pinheiro.

24 Jan 2021  |  09h00

Online
Preço
Entrada livre
 
As duas histórias integram o volume Contos e Histórias, traduzido por José Fonseca e Silva e Simona Vermeire, que, para além de evocar um dos acontecimentos marcantes da nossa história, traz ao conhecimento do público português o universo de um escritor clássico, marco fundamental para a prosa romena do século XIX. A tradução para português da prosa completa de Creanga é a obra de uma vida de José Fonseca e Silva, secundado por Simona Vermeire, e representa uma das mais ousadas e laboriosas aventuras de tradução de romeno alguma vez realizadas em Portugal.

Nuno Pinheiro nasceu em Lisboa, em 1989. É licenciado em Teatro – Ramo de Atores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema e Mestre em Teatro – Especialização em Teatro-Comunidade pela mesma escola. Pertenceu à Companhia Teatro da Garagem entre 2009 e 2017, onde desenvolveu trabalho como ator, professor no serviço educativo da Companhia e videasta. Como ator trabalhou também com Maria João Vicente, João Vicente, Rui Mário, Sofia Ângelo, Miguel Maia, António Mortágua, Tiago Vieira, Bernardo Camisão, Pedro Flores, Mónica Santana Baptista, João Manso, Fátima Ribeiro, Nuno Nolasco entre outros. Desenvolve paralelamente trabalho como formador em empresas, professor de teatro e encenador na Associação Cultural A Matraca, promove vários workshops e oficinas de Teatro e Interpretação. Ainda como ator conta com diversos trabalhos em televisão, cinema, publicidade, locução e dobragens. Desenvolve também trabalho como Diretor de Casting de filmes publicitários.

>> Facebook


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,145,324