"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"A Nova Economia Azul e a Governança do Espaço Marítimo: De Portugal ao Atlântico Tropical"

Este evento prossegue o 5.º ciclo de conferências do Seminário do Mar, dedicado ao tema "Ciência e Sustentabilidade".

18 Jan 2021  |  17h00

Online


O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) e os Diretores do CEEA - Centro de Estudos Estratégicos do Atlântico e do MARE-ULisboa convidam para participarem na conferência do Seminário do Mar, em modo digital, sob o tema “A Nova Economia Azul e a Governança do Espaço Marítimo: De Portugal ao Atlântico Tropical”, que será proferida pelo Prof. Doutor José Guerreiro (FCUL, MARE-UL) em 18 de janeiro de 2021 (2.ª feira), com início às 17h00.

A inscrição é feita na SGL (935 425 401, geral@socgeografialisboa.pt) e a participação no debate está limitada às primeiras dez inscrições.
>> Link de acesso à plataforma Zoom 

ID da reunião: 944 9939 4945 e a Senha: 072439.

PROGRAMA:
17h00
- Abertura pelo Presidente da SGL, Prof. Cat. Luís Aires-Barros
17h10 - “O presente 5.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado à "Ciência e Sustentabilidade", Presidente da Secção de Geografia dos Oceanos, C.Alm. José Bastos Saldanha.
17h20 - conferência ““A Nova Economia Azul e a Governança do Espaço Marítimo: De Portugal ao Atlântico Tropical”, Prof. Doutor José Guerreiro (FCUL, MARE-UL)
18h00 - Debate
18h40 - Encerramento

FINALIDADE DO SEMINÁRIO
(1)
 O Seminário do Mar decorre do protocolo de cooperação estabelecido entre o CEEAT e o MARE ULisboa para a realização de projetos de investigação e divulgação sobre assuntos do mar numa perspetiva interdisciplinar, tendo sido apresentado em 9 de maio de 2016 numa sessão também evocativa do Dia da Europa realizada na SGL, como instituição cooperante.

(2) Trata-se de um ciclo mensal de conferências a apresentar à 2ª feira, com início às 17h00 e a duração aproximada de 60 mn; o título é indicado pelo conferencista que dispõe de 20 min para a sua apresentação seguida de debate.

(3) O quinto ciclo de conferências é dedicado ao tema "Ciência e Sustentabilidade".

(4) O ciclo em modo presencial foi suspenso devido às medidas de contenção estabelecidas face à eclosão da pandemia Covid-19 e retomado, com cautela, em modo virtual nesta conferência para ser prosseguido em 2021.

Na primeira década do milénio, assistimos ao nascer do debate sobre a necessidade de ordenar o espaço marítimo, com todas as implicações nos modelos do quadro legal e institucional, nos diferentes países. Mas a questão base que se coloca, é o que verdadeiramente desencadeou esse processo, que só tem paralelo no rescaldo da II Guerra Mundial e, antes, no Tratado de Tordesilhas? Sendo certo que a União Europeia assumiu um processo de liderança no processo do “Crescimento Azul”, de que forma essa nova abordagem ao uso do espaço marítimo alastrou para além das fronteiras marítimas da Europa, em particular no Atlântico Tropical? E de que forma Portugal voltou a encarar o Mar? Que linhas de força movimentaram este processo? Qual a reação dos Governos? Que novos instrumentos e modelos de governança? Qual o papel da inovação e empreendedorismo no mar?

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,116