"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

A Química Secreta dos Oceanos no Conversas com Ciência

O Conversas com Ciência, uma parceria entre Serralves e o CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, convida um investigador e a comunidade para uma conversa informal, um domingo por mês.

24 Jan   |  10h00

Online
Preço
Entrada livre

Estas sessões visam aproximar a comunidade à ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do deste centro. Nesta edição de Conversas com a Ciência, desta vez online, o investigador Pedro Leão fala-nos sobre: A Química Secreta dos Oceanos. 

Uma grande parte dos fármacos de sucesso que atualmente utilizamos são obtidos de plantas ou microrganismos. Tal é o caso da penicilina, produzida por um fungo, e cuja descoberta "acidental" é evocada recorrentemente. Tradicionalmente, a pesquisa por moléculas de origem natural para o tratamento de infeções, o cancro ou outras patologias, tem sido efetuada de forma exaustiva a partir de fontes terrestres. No entanto, à medida que se foi explorando a vastidão dos oceanos, ficou claro que os inúmeros organismos que os habitam - desde as águas costeiras até às fossas mais profundas - representam um extraordinário reservatório de novas moléculas. Estas são por vezes muito diferentes das que se encontram em ambientes terrestres, sendo usadas como fármacos por todo o mundo, embora nos encontremos ainda no início de um longo caminho de descoberta da química que se esconde nos oceanos.

Investigador: 

Pedro Leão é Investigador Principal no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto) onde lidera a equipa de investigação "Cyanobacterial Natural Products". Licenciado em Bioquímica, após obter o doutoramento na Universidade do Porto, fez estudos pós-doutorais no CIIMAR e também nos EUA - na Universidade da Califórnia em San Diego e na Universidade de Harvard. Os seus trabalhos de investigação focam-se na descoberta de novos compostos e novas enzimas a partir de um grupo de bactérias fotossintéticas - as cianobactérias.

Inscrição obrigatória para a.silva@serralves.pt (O link de acesso será enviado após o término do prazo de inscrições).

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
57,145,324
>