"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Dos Deuses

Teatro para os mais novos no Teatro-Estúdio Mário Viegas, dias 17 e 18 de abril.

17 Abr a 18 Abr 2021

Teatro Estúdio Mário Viegas
Largo do Picadeiro, 1200-330 Lisboa
sábado, 16h
domingo, 11h e 16h


No início dos tempos, do mundo e da história, os deuses reinavam solitários. Depois a vida aconteceu, tal como acontece aos humanos, e tiveram as suas batalhas – ganharam algumas perderam outras – apaixonaram-se, casaram, descasaram, foram pais, irritaram-se, fizeram as pazes, perdoaram… Em cena, Leonor Barata constrói uma árvore genealógica divina com a colaboração do público, revisitando as histórias dos deuses do Olimpo. Através de um jogo de cartas, recuperam-se histórias antigas que reverberam ainda em nós e de alguma forma constroem ainda os nossos sonhos: Afrodite continua a nascer da espuma, Sísifo nunca termina o seu trabalho e o que nos teria acontecido se Pandora não tivesse aberto a famosíssima caixa? Em Dos Deuses, cria-se uma espécie de dicionário vivo, mostrando, uma vez mais, o incrível poder dos verdadeiros clássicos, histórias que nunca param de nos sussurrar ao ouvido e que acabam por nos construir também enquanto cidadãos.

Há muito que o tema do universo clássico acompanha o trabalho de Leonor Barata. Em 2008, estreou Fios e Labirintos, uma produção com O Teatrão sobre o mito de Teseu e Ariadne, e, em 2006, Ver a Odisseia para chegar a Ítaca, a partir de Odisseia de Homero. Agora, em Dos Deuses, procura contar o início do mundo como o conhecemos dentro do paradigma clássico: a criação da Terra e da Noite, a luta dos Titãs, a presença das Moiras, até chegar à terceira geração divina, que tem já forma humana e que vive os seus dramas no Olimpo, mas que, com cada ação e com cada contrariedade, domina os Homens e os seus destinos.

Datas e Horários
Famílias - 17 e 18 abril | sábado, 16h e domingo, 11h e 16h
Escolas - por marcação pelo e-mail maisnovos@teatrosaoluiz.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,193,293