"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Tertúlia "Geopolítica e Farmácia no Oriente”

À Conversa com... - uma Tertúlia semanal em direto do Museu da Farmácia.

26 Fev   |  18h00

Online
Preço
Entrada livre
 
Sabe quem foi Tomé Pires? A história de Portugal e os mistérios do Oriente num debate que não vai querer perder!

À conversa com...
Jorge Santos Alves, investigador, coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, comissário da Exposição do Museu do Oriente sobre “Três Embaixadas Europeias à China”; Carlos Valentim, comandante da Armada, em representação do Museu de Marinha e João Neto, diretor do Museu da Farmácia e presidente da Associação Portuguesa de Museologia.

Esta conversa tem como ponto de partida as viagens do boticário Tomé Pires ao Oriente para abordar as questões geoestratégicas, geopolíticas e militares do século XVI no mar Índico e Pacífico. Tomé Pires era farmacêutico e foi o primeiro embaixador enviado por um país europeu em missão à China. Com base nestas viagens, escreveu, em 1515, a obra "Suma Oriental", a pedido de Afonso de Albuquerque e destinada a ser lida pelo Rei D. Manuel sobre a presença portuguesa na Malásia, no Índico e na Ásia.

Tomé Pires foi um empreendedor e representa o espírito aventureiro e humanista português dos séculos XV e XVI. Nesta tertúlia e através dele, iremos falar da importância da geopolítica que, hoje como então, é elemento essencial nas relações internacionais com o Pacífico e a China.

26 de fevereiro (sexta-feira), 18h00 e em streaming direto no Facebook.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
57,146,070
>