"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

#ConversascomSerralves // Confinamentos – Modos de Usar

Na quarta feira, dia 24 de fevereiro, terá lugar a conversa com João Teixeira Lopes, sociólogo e e Luis Fernandes, psicólogo e também professor.

24 Fev   |  18h00

Online
Preço
Entrada livre


Um debate sob o olhar de um sociólogo e de um psicólogo social em torno do conceito de confinamento, como metáfora social, para além da presente situação de pandemia – confinamento enquanto via de controlo social; confinamento enquanto estabelecimento de fronteiras sociais.

João Teixeira Lopes - Professor no departamento de Sociologia da FLUP; Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia e Coordenador do Instituto de Sociologia da UP. Últimas obras publicadas: O Século XX Português (Com Fernando Rosas, Francisco Louçã e outros); As Classes Médias em Portugal. Quem São e Como Vivem (Com Lígia Ferro e Francisco Louçã); As Classes populares (Com Lígia Ferro e Francisco Louçã); Os Burgueses ( Com Francisco Louçã e Jorge Costa); Caloiros e doutores: um estudo sociológico sobre a praxe académica em Portugal (Com João Sebastião, Elísio Estanque e outros).

Luís Fernandes - Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem dedicado os seus trabalhos de investigação à expressão do fenómeno droga em contexto urbano. A evolução deste fenómeno conduziu-o à pesquisa sobre o sentimento de insegurança, a violência urbana, a marginalidade e a exclusão social. Durante vários anos foi cronista dos jornais "O Comércio do Porto", "A Página da Educação" e "Público". Publicou recentemente As Lentas lições do corpo. Mantém atividade literária com o pseudónimo João Habitualmente.

Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para ser.educativo@serralves.pt
O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
57,146,811
>