"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição "Tchiloli Unlimited | Migrações e Coisas"

Património ancestral e inimitável de um povo, René Tavares, artista são-tomense, explora, reinventa e adapta o Tchiloli à realidade contemporânea.

6 Mar a 16 Abr 2021

Teatro Municipal Baltazar Dias
Av. Arriaga, 9000-060 Funchal
Preço
Entrada livre

MIGRAÇÕES E COISAS (Raquel Martins)
Falar de sociedades contemporâneas é invocar um movimento contínuo de influências estéticas, culturais e linguísticas que se movem ao ritmo da própria humanidade. Hoje, mais do que nunca, é entender o ciclo migratório do ser humano como uma necessidade intrínseca à sobrevivência do Homem desde o princípio dos tempos, ainda que daí resulte um imaginário cultural cada vez mais globalizado.

Nessa busca humana por novos contextos de vida, cabe ao artista explorar novas fronteiras da linguagem que daí emergem. Cabe-lhe também perpetuar a memória e o património local, encontrando um espaço de cruzamento entre a cultura tradicional e formas de expressão mais atuais. Mais contemporâneas. Mais globais.

MIGRAÇÕES E COISAS assume-se como tema principal de uma série de projectos em que René Tavares busca na pintura, na fotografia e na escultura zonas inexploradas de criação artística, estética e visual. Um percurso que o artista iniciou ao abordar a questão da identidade crioula, ela própria um resultado destas dinâmicas migratórias que se transformam invariavelmente em algo novo e vivo, como é exemplo disso o Tchiloli, espetáculo tradicional São Tomense abundantemente investigado, retratado e reinventado por René Tavares nas suas obras.

De resto, é precisamente aí, no cruzamento entre o tradicional e o contemporâneo, entre a memória e a reinterpretação da História, que o artista faz a sua própria viagem. Um remix cultural e temporal a cada obra. Um olhar urgente e actual que surge da vontade de preservar cada fábula, cada conto, cada história como quem sabe que hoje, mais do que nunca, é nessa memória que encontramos as pistas mais valiosas para as coisas que nos definem e onde nos encontramos todos, independentemente das distâncias, enquanto seres humanos.

Inauguração: 6 de março, pelas 15 horas, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,944,788