"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

O Infantário dos Peixes nas #ConversasComSerralves

A sessão com a moderação de José Teixeira, coordenador do Gabinete de Comunicação de Ciência do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto) receberá como oradora: Sandra Ramos, bióloga e investigadora na área da ecologia marinha.

29 Mar 2021  |  18h00

Online
Preço
Entrada livre

CONVERSAS COM CIÊNCIA
Existem milhares espécies de peixes em todo o mundo, de várias formas e cores, mas todas têm um início de vida muito similar. As primeiras fases são as mais críticas do ciclo de vida, pois são vários os desafios que os pequenos peixes enfrentam e, só uma pequena percentagem consegue sobreviver. Deste modo, algumas espécies trocam os oceanos pelos estuários até à fase adulta. Nesta conversa iremos viajar pelo início de vida dos peixes, perceber que desafios enfrentam e conhecer algumas espécies que utilizam os estuários como local de reprodução, potenciando a sua sobrevivência até à fase adulta.

Moderador:
José Teixeira (CIIMAR) é doutorado em biologia e coordenador do Gabinete de Comunicação de Ciência do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto). Entre outras tarefas, é responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos de literacia do oceano, como a Campanha “Ocean Action”, direcionada para a sensibilização da sociedade para o problema do plástico no Oceano. No âmbito desta Campanha, é também responsável pela curadoria das exposições temáticas “Mar de Plástico” e “Monstros Marinhos”, que combinam ciência, arte e multimédia como ferramentas disseminação.

Oradora:
Sandra Ramos (CIIMAR) é bióloga e fez o doutoramento em Ciências do Mar na Universidade do Porto e em colaboração com a Universidade de Miami, EUA. Atualmente, é investigadora do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto), onde se dedica ao estudo de várias áreas da ecologia marinha, como os estados iniciais de vida dos peixes e impactes das atividades humanas nos ecossistemas estuarinos. Ao longo da sua carreira, participou nas implementações políticas ambientais e promoveu a participação ativa de diferentes atores, como os pescadores, na conservação dos ecossistemas marinhos.

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link
O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,672,998