"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

D. João V, os jesuítas e a astronomia europeia na missão da China

Ciclo de conversas online, em torno da ciência e do conhecimento, promovido pelo Museu de São Roque.

4 Mai   |  17h30

Online

Por Luís Tirapicos, CIHCT, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Durante o longo reinado de D. João V (r. 1707-1750) a missão jesuíta portuguesa em Pequim continuou a receber da corte de Lisboa o apoio material que lhe permitiu desenvolver diversas atividades astronómicas. Partindo da gravura do observatório de Pequim, patente na exposição “Um Rei e Três Imperadores”, discutiremos o contexto em que essas atividades se desenrolaram, despertando o interesse e a proteção dos imperadores chineses. Em particular, veremos como ao longo desse período a ação apostólica dos jesuítas foi proibida no Imperio do Meio, ao mesmo tempo que o relacionamento com os matemáticos jesuítas da missão francesa em Pequim padecia de algumas dificuldades.

Participação online gratuita mediante inscrição prévia, via formulário
Mais informações maria.pferreira@scml.pt

Este ciclo de conversas, online, em torno da exposição "Um Rei e Três Imperadores. Portugal, a China e Macau no tempo de D. João V." será animado com a participação de especialistas nas diferentes áreas temáticas presentes na exposição, orientando-se as sessões para os temas dos instrumentos científicos, relojoaria, astronomia, música e a produção artística.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
58,519,615
>