"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Os Arquivos Fotográficos da Década de 1930

A exposição apresenta fotografias, negativos de vidro, diapositivos e postais vintage.

19 Abr a31 Dez

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa

Porquê apresentar imagens da década de 1930 nos dias de hoje? Durante décadas, os arquivos da Faculdade preservaram estas imagens sem jamais poder inventariá-las. Agora digitalizado, este banco de imagens está disponível para consulta.

Estes são os materiais didáticos da época: slides de pinturas dos séculos XV a XX apresentados em aula – incluindo obras do Museu Gulbenkian; cerca de trinta álbuns de cartas postais de 1937, da famosa editora francesa Nathan sobre a História da Arte ; fotografias de esculturas feitas por alunos e anotadas pelos professores; doações de estudantes ou visitantes… E entre eles, cerca de 450 fotografias do artista português Eduardo Portugal.

Este foi um engenhoso fotógrafo que, como Eugene Atget, imortalizou centenas de monumentos nas maiores cidades de Portugal, focando em detalhes da arquitetura gótica ou locais religiosos, e em cenas da vida quotidiana. Um mergulho comovente no passado e uma descoberta artística inédita.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
58,517,973
>