"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Em meu sorriso a minha entrega. Um busto de Amália por Joaquim Valente

Associando-se às comemorações do centenário do nascimento da fadista, e revisitando as coleções do Museu de Lisboa, a mostra conta a história do busto de Amália Rodrigues do escultor Joaquim Valente.

7 Mai a 31 Out 2021

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Campo Grande, 245 – 1700-091 Lisboa


A nova exposição do Museu de Lisboa abre a 7 de maio na sala de exposições temporárias do Palácio Pimenta, no Campo Grande.

Ao longo de mais de meio século, Amália cantou Lisboa, incarnando e projetando a cidade dentro e fora do país. A figura da fadista, alimentada pela indústria dos media, contribui para uma renovação da imagética fadista e da cidade.

Na década de 1940, o escultor Joaquim Valente foi responsável por uma das representações plásticas mais icónicas da fadista. De cabeça inclinada, de olhos fechados, de rosto sereno, o busto de Valente retrata Amália em comunhão com as suas emoções e o fado.

Esta obra tornar-se-ia emblemática ao figurar na capa do álbum, gravado em 1962, no qual Amália chama ao canto, pela primeira vez, as vozes de poetas eruditos e com o qual a fadista inicia a sua parceria artística com o compositor Alain Oulman. Sem título, seminal e revolucionário, o álbum ficaria conhecido para sempre como Busto.

Comissariada por: David Felismino

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)
Bilhete: 3 € (com acesso a todos os espaços do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta)

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,926,111