"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Comemorações do centenário da revista Seara Nova

A 15 de outubro de 2021 a revista Seara Nova celebra o seu 100.º aniversário.

11 Mai a15 Out 2022

Diversos locais do país.

As comemorações do centenário, cujo lema é Seara Nova – 100 anos de Ação e Pensamento Crítico irão decorrer desde maio de 2021 até outubro de 2022.

Para o efeito foi constituída uma Comissão Promotora da qual fazem parte os membros do Conselho Redatorial; o anterior diretor da revista, Levy Baptista; o professor Luís Andrade do CHAM (Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa), coordenador do Conselho Científico do Centenário; o jornalista, professor universitário e antigo membro do Conselho Redatorial, Fernando Correia; o designer gráfico, Francisco Zarco e o artista plástico e professor universitário, Jorge dos Reis.

O programa do Centenário compreende um conjunto de iniciativas e projetos que pretendem expressar condignamente o percurso histórico da principal revista de cultura e resistência democrática do século XX e honrar os seus fundadores e todos aqueles que, ao longo do tempo, pelo seu pensamento e ação, contribuíram para o engrandecimento e prestígio da centenária publicação.

Destacamos:

Sessão Pública de Apresentação do Programa do Centenário, na Câmara Municipal de Lisboa, no dia 11 de maio de 2021;

Número especial da edição de Outono 2021, versão com mais páginas que irá retratar, dentro do espírito seareiro, de doutrina e crítica, diversos temas de interesse político, económico, social e cultural, assim como da história da Seara Nova;

Exposição Itinerante que irá percorrer o país de Norte a Sul, com início em Lisboa, na Biblioteca Municipal de Alcântara, de 15 de setembro a 30 de outubro de 2021. As restantes localidades e datas serão divulgadas oportunamente;

Exposição na Biblioteca Nacional de Portugal, de 15 de setembro a 31 de dezembro de 2021 e Colóquio em data a divulgar oportunamente;

Exposição no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre 20 de outubro de 2021 e 20 de janeiro de 2022;

Destaque de Coleção (Mostra Bibliográfica) da Hemeroteca Municipal, de 1 de setembro a 31 de dezembro de 2021;

Documentário televisivo Seara Nova, O Século XX em Revista, com o apoio da RTP, a ser difundido entre setembro e outubro de 2021;

Selo comemorativo do Centenário emitido pelos serviços de filatelia dos CTT, data prevista de lançamento: 15 de outubro de 2021;

Colóquios na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2021;

Colóquio na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 12 de outubro de 2021;

Colóquios no Museu do Aljube A Seara no Aljube, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021;

Conferência de Encerramento das Comemorações, na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 15 de outubro de 2022.

Foi ainda lançada em setembro de 2020 a Medalha comemorativa do centenário que se encontra à venda pelo valor de 50,00€.

Algumas das datas indicadas poderão ser alteradas devido entre outras razões, à forma como a crise pandémica irá evoluir. Das possíveis alterações daremos informação atempada.

Acrescentar ainda que todos os colóquios e conferências serão gravados e disponibilizados online na página www.searanova.publ.pt.

Pretende-se que as comemorações constituam um vasto leque de iniciativas, de instituições públicas e privadas, pelo que se apela à diversificação de realizações, ao mesmo tempo que se agradece o interesse e a colaboração das entidades envolvidas neste programa comemorativo, bem como agradecemos a todas as pessoas individuais ou coletivas, que de uma forma ou outra, contribuam para enriquecer o programa destas comemorações.

Contamos com todos e todas que se queiram juntar a esta festa e que com o seu precioso apoio e estímulo nos permitam continuar a lutar pela continuidade deste projeto que teimamos em manter vivo e que tão necessário é nos tempos que hoje vivemos.

>> Site
>> Facebook

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "MUDA"

Em parceria com a Buzico! Produções temos o prazer de oferecer convites duplos para ver o espetáculo "Muda" no dia 1 de outubro (sábado) às 21h00, no Teatro da Comuna, Lisboa.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados.  

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,671,585