"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Espaço Miguel Torga recebe exposição "Doiro Retratado" de Amândio Silva

Esta exposição presta homenagem ao pintor Amândio Silva, falecido em 2000 e conta com mais de cinquenta trabalhos do Artista, cuja temática é o Douro, tema com uma presença muito intensa na sua Obra.

22 Mai a 15 Ago 2021

Espaço Miguel Torga
Rua Miguel Torga, 5060-449 São Martinho de Anta

A mostra está dividida em cinco temáticas: cenas do quotidiano, paisagem, retrato, rogas e vindimas. O Catálogo tem ainda um ensaio crítico de Laura Castro, o design de João Borges e a curadoria do neto do Pintor, o arquiteto Adalberto Silva Dias.

A cerimónia de abertura e a visitação à exposição, durante o período vigente da mesma, tem entrada livre, mas limitada à lotação permitida no Espaço Miguel Torga segundo as normas da Direção Geral da Saúde.

“Sei que o entusiasmo que em ti cresceu pela paisagem, das muitas caminhadas e escaladas nos montes do Douro, muito se deveram às longas temporadas que passaste em Forjão, na zona de Baião, em casa da família da tua primeira mulher, Lucinda, minha Avó. “Porque aí a montanha é majestosa e entra na alma num contacto diário e íntimo, o pintor responde, a princípio em aguarelas e guaches paisagísticos” (Lucinda de Araújo, 2006). Não só te sentiste apaixonado pelos montes, mas também pelos cenários do quotidiano dos homens e mulheres que lá trabalhavam – as vindimas, os vindimadores, as rogas ou mesmo as barcas que faziam a perigosa travessia entre as margens do Rio Douro (Barca do Bestança), todos retratados com fortes explosões de cor por entre óleos, guaches, aguarelas e técnicas mistas. Assim, decidiu-se organizar a exposição por estes temas por ti retratados.


A tua Obra é o mais bonito testemunho que nos podias deixar, através dela conhecemos o Homem Pintor e o seu mundo retratado através da essência que dele extraíste.”

 

Adalberto Silva Dias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,174,253