"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Festival das Artes QuebraJazz

Festival das Artes QuebraJazz está de regresso e volta a ter como palco principal o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

19 Jul a 27 Jul 2021

Quinta das Lágrimas

De 19 a 27 de Julho, e sob o tema “Outros Mundos”, estão programados concertos diários que, entre a música clássica e o jazz, dão continuidade à parceria estabelecida com o QuebraJazz, produzido pela Associação Cultural Quebra Costas, que desde 2019 colabora com a organização do Festival.

Na sua 12.ª edição, o Festival das Artes QuebraJazz dedica quatro dias a cada um dos géneros musicais e abre com um dia comum entre a organização clássica e a jazzística. Haverá também lugar para a Gastronomia, com um jantar temático no Hotel Quinta das Lágrimas, e para o Cinema, em formato Drive In.

De 20 a 23 de Julho, o destaque vai para a música clássica, com nomes como Os Músicos do TejoAga Khan Master Musicians, a Jovem Orquestra Portuguesa e a Orquestra Gulbenkian. A segunda metade do festival, de 24 a 27 de Julho, abre lugar ao jazz, com os espanhóis Javier Colina, Perico Sambeat e Marc Miralta (os CMS Trio)Trio de Mário Laginha com o inglês Julian Argüeles e o norueguês Helge Norbakken e o Trio Paulo Bandeira com Cristina Branco.

O concerto inaugural, no dia 19 de Julho, às 21:00, é uma fusão de vários géneros musicais e une jazz, guitarra e orquestra, num concerto de Kurt Rosenwinkel com a Orquestra de Jazz de Matosinhos.

A programação completa da 12.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz será anunciada em breve.



Sobre a Fundação Inês de Castro
A Fundação Inês de Castro foi criada a 7 de Janeiro de 2005, dia em que se comemoravam os 650 anos sobre a sua morte. A Fundação tem como missão estimular a investigação e a divulgação da história, da cultura e da arte relacionadas com a temática Inesiana, e apoiar estudos e actividades culturais centradas em Inês de Castro, a sua época ou épocas mais próximas deste mito, proporcionando o aparecimento de novos valores culturais.

Sediada na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, um local que a história e as memórias associam a Inês de Castro e ao drama por ela vivido, a Fundação é responsável pelos terrenos onde se integram os locais históricos, jardins, encosta e mata, e que constituem parte do seu património.
A Fundação Inês de Castro promove o Prémio Literário Fundação Inês de Castro deste 2007 e o Festival das Artes de Coimbra desde 2009.

Sobre o QuebraJazz
Desde 2012 que todos os fins-de-semana de Verão têm um encanto especial no Centro Histórico de Coimbra, nas Escadas Quebra Costas, com uma mostra do melhor Jazz que se vai fazendo por Portugal. De degrau em degrau, o QuebraJazz revela-se como um festival de excelência para o jazz e coloca Coimbra na lista dos locais preferidos para atuações dos melhores músicos nacionais e internacionais.
Após um primeiro concerto oficial realizado fora das Escadas Quebra Costas no dia 25 de julho de 2019, e um segundo, no dia 5 de setembro de 2020, com um enorme sucesso, em 2021, esta coprodução do QuebraJazz e do Festival das Artes ganha uma dimensão maior e resultará numa partilha mais ampla e que terá lugar no belo Anfiteatro Colina de Camões na Quinta das Lágrimas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,240