Exposições
Inauguração de 2 obras de arte na paisagem que são um manifesto de transformação do território com as comunidades
O Experimenta Paisagem celebra com o município de Proença-a-Nova o lançamento do 2º roteiro de arte na paisagem, o roteiro nas Linhas de Água, com a inauguração da Menina dos Medos em Sobral Fernando, a 5 de junho, e de Magma Cellar em Cunqueiros a 19 de junho.


5 Jun a 19 Jun 2021
“Desde há vários anos que o Município se encontra a enriquecer o Roteiro das Artes no concelho, com obras de arte pública dispersas por vários pontos.” Refere João Lobo, presidente do Município de Proença-a-Nova. “É uma estratégia estruturante e fundamental do município o trabalho em rede com os outros municípios do Pinhal Interior, com a criação de redes de escala e visibilidade nacional e internacional. A inauguração da Menina dos Medos e da Magma Cellar, são eventos locais preparados de forma exemplar de forma a cumprir todas as condições de segurança, em que o projeto Experimenta Paisagem converge com a intensa dinâmica das Associações locais - da Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando e da Associação Cultural e Recreativa de Cunqueiros”.
A inauguração de cada obra de arte, da Menina dos Medos em Sobral Fernando e da Magma Cellar em Cunqueiros, é uma festa ajustada à pandemia em que a obra de arte é o elemento agregador de um programa intenso e rico que reflete a convergência dos processos participativos herdados do projeto Cortiçada Art Fest com o dinamismo das Associações.
“Neste contexto de pandemia, as duas inaugurações - ao ar livre e com inscrições limitadas - são momentos urgentes de encontro, de participação e de celebração da iniciativa da sociedade civil“ refere Marta Aguiar do escritório Mag do Porto responsável pelo Experimenta Paisagem. “Em cada inauguração, em Sobral Fernando e em Cunqueiros, a originalidade e a intensidade do programa espelha a realidade das vivências e das aspirações de cada comunidade, as dinâmicas próprias de cada Associação”.
Entre estas duas inaugurações, o Experimenta Paisagem vai partilhar no site e nas redes sociais, histórias deste projeto que começou em 2019 com o Cortiçada Art Fest e que agora prepara a expansão para outros territórios do Pinhal Interior.
Histórias das 5 obras de arte na paisagem – do Farol dos Ventos na Serra das talhadas, da Moon Gate na ribeira de Oleiros, do Véu no Parque da Carvalha na Sertã – e histórias de encontro com as pessoas dos lugares, pois, como refere Marta Aguiar, “os processos participativos com as comunidades são um elemento central do Experimenta Paisagem”.
A partir das 15h no dia 5 de junho, a Menina dos Medos, a obra de arte do coletivo MAG- Marta Aguiar e Mariana Costa com Sofia Marques de Aguiar, é o elemento central e integrador de uma sucessão de eventos ao ar livre. É na rua central do Sobral, perto do forno comunitário, que começa a projeção do vídeo “Meninas dos Tempos”, sobre 4 gerações de mulheres do Sobral em que, como refere o programa, “jovens e mais velhas partilham um entendimento geral de melhoramento da aldeia a partir dos valores estéticos”.
Segue-se um passeio pelo “trilho da Menina dos Medos” – um trilho centenário recuperado pela Associação – em que surge o “tempo das palavras”, com histórias dos lugares das pessoas do Sobral em lugares simbólicos desta comunidade. O trilho culmina na exposição “Deste Lugar”, da artista Helena Fernandes, com o cenário impressionante das portas do Almourão.
A 19 de junho será a inauguração da obra Magma Cellar, mas o coletivo e associação deixam ainda em suspense a programação que, antecipa o coletivo, terá não só a Magma Cellar mas também o tema da imagem de marca de Cunqueiros “Texturas do xisto” como elemento central. “Texturas do Xisto” é uma imagem criada pelo Experimenta Paisagem a partir do workshop com a Associação e comunidade de Cunqueiros em que o xisto piro expandido, o material da Magma Cellar, foi o elemento de inspiração e experimentação. Tal como a obra Magma Cellar, o “logótipo” simboliza a imagem de Cunqueiros como lugar do encontro, lugar estruturado pela ribeira e marcado pela ponte e pelas adegas num cenário de quelhas e construções em xisto.
“Desde 2019, criámos 2 roteiros de arte na paisagem, o roteiro de arte da Cortiçada e o roteiro nas Linhas de Água, em que as 5 obras de arte são parte de um projeto de transformação territorial a longo prazo, o Experimenta Paisagem.” Explica Marta Aguiar, “E é nesse contexto, de semear a longo prazo, que entregamos ao Município, a entidade que gere e administra o território num tempo longo, não só a obra de arte mas também esta celebração de metas alcançadas e de projetos em curso, que acreditamos, contribuem para a esta transformação e desenvolvimento do interior”.
Sobre o Projeto
Plataformas de comunicação do Roteiro de Arte da Cortiçada e do Roteiro de Arte nas Linhas de Água:
http://experimentapaisagem.pt/
https://www.facebook.com/corticadaartfest
2019/2020, Cortiçada Art Fest
Projeto MAG-Marques de Aguiar, Arquitetura e Urbanismo Lda, financiando por Dgartes no âmbito de “Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural do Território” com os municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã e Marques de Aguiar, Arquitetura e Urbanismo Lda,
Objeto do contrato: 3 obras de arte na paisagem para lugares específicos com ações de envolvimento com as comunidades.
2020/2021, Roteiro de Arte nas Linhas de água
Projeto MAG-Marques de Aguiar, Arquitetura e Urbanismo Lda para a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, 2 obras de arte na paisagem para lugares específicos com ações de envolvimento com as comunidades.
Inaugurações junho 2021
5 de junho 2021, Inauguração da obra Menina dos Medos, Sobral Fernando em Proença-a-Nova
19 de junho 2021, Inauguração da obra Magma Cellar, em Cunqueiros em Proença-a-Nova
Trilho da Menina dos Medos (Vídeos, “lugares das pessoas”)
Informação e contacto do Coletivo:
Marta Aguiar: +351 968470090. martaaguiar@magarquitectura.pt
MAG, Marques de Aguiar. http://magarquitectura.pt/
Sofia Marques de Aguiar. http://www.sofiaaguiar.com/