"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

VI Encontro de História de Sintra

Adiado devido à pandemia, vai realizar-se finalmente na Quinta da Ribafria (estrada entre Lourel e Cabriz) a 24 e 25 de junho o VI Encontro de História de Sintra, promovido pela Alagamares com a colaboração da Cultursintra, depois de em 2007, 2014 e 2017 ter já organizado os III,IV e V Encontros.

24 Jun a 25 Jun 2021

Quinta da Ribafria, Sintra
Estr. Várzea, 2710-403 Sintra


Como habitualmente, temas diversificados e originais relacionados com a História de Sintra, quer da Sintra histórica, quer a dos aglomerados que a constituem, serão abordados, num encontro que se pretende vivo e participado.

Inscrições para alagamaressintra@gmail.com ou 924203824 até 23 de junho. Depois da confirmação da inscrição deverá ser efetuado o pagamento de 10 euros para o  IBAN PT 50  0007.0341.00028990001.55 com envio de comprovativo via mail. Grátis para alunos e professores e maiores de 65 anos. Entrega de certificado de presença e pasta com documentação.

PROGRAMA SUJEITO A ACERTOS DE ÚLTIMA HORA

PROGRAMA

24 DE JUNHO

PERÍODO DA MANHÃ

9h30-Acreditação

10h00-Sessão de Abertura 

10h30- História Marítima de Sintra: uma síntese de dez anos de investigação

Marco Oliveira Borges

Mestre em História Marítima pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorando pela mesma instituição. Investigador associado do Centro de História da Universidade de Lisboa e membro correspondente da Academia de Marinha.

PAUSA PARA CAFÉ

11h45-Homenagem a Jorge Telles de Meneses

Miguel Real

Professor do ensino secundário, investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Europeias e Lusófonas da Faculdade de Letras de Lisboa, romancista e ensaísta.

INTERRUPÇÃO PARA ALMOÇO

PERÍODO DA TARDE

14h00-José Maria Latino Coelho e a educação popular

Carlos Manique

Doutor em Ciências da Educação (especialidade História da Educação). É Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, em Mafra. É investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

15h00-Ainda ‘O Sultanato da Pena’… outras visões e o mais que está por vir”.

Nuno Miguel Gaspar

Licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro. Exerce, desde 2001 funções profissionais na Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.

PAUSA PARA CAFÉ

16h15-Azulejaria de Exterior em Sintra – Arte e Tipologias

Ricardo Duarte

Licenciado e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A comunicação que apresenta tem como base a sua dissertação defendida na referida Instituição intitulada «Azulejaria de Exterior em Sintra – História, Arte e Tipologias» (2018). Investigador independente de História local de Sintra, temáticas de História da Arte, defesa do Património e de Genealogia.

17h00-O Sítio Arqueológico do Alto da Vigia

Alexandre Marques Gonçalves

Arqueólogo no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. Mestre em Pré-história e Arqueologia pela Faculdade de letras de Lisboa.  Diretor do projeto AVISRARA (Alto da Vigia: Santuário Imperial Romano e Ribat de Alconchel).

FIM DO PRIMEIRO DIA DE TRABALHOS

25 DE JUNHO

PERÍODO DA MANHÃ

9h30- Raios e Coriscos……as suas “pedras”.

As intempéries do Século XVII na Paróquia de Belas.

Rui Oliveira

Rui Oliveira, é investigador de História Local Sintrense. Colaborador e amimador da RJ – Anima; Associação para Valorização da Ribeira do Jardo ou da Agualva, no Troço Urbano da Cidade de Agualva Cacém.

10h15- Breve história do Festival de Sintra

Mário João Machado

Antigo chefe da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Sintra

11h00Carvalho Monteiro e a portugalidade da Quinta da Regaleira

João Rodil

Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, autor entre outros de “Serra, luas e Literatura”,”Sintra na obra de Eça de Queirós”, “Janas – Uma Aldeia, Um Clube, Uma História”, “Os Dias do Corvo” e do programa  Portugal Culto e Oculto da RTP 2.

PAUSA PARA CAFÉ

11h45- Casal do Almargem, domínio senhorial da antiga freguesia de Nossa Senhora de Belém em Rio de Mouro termo da Vila de Sintra

Júlio Cortez Fernandes

Mestre em Ciência Política e Governação. Historiador e Investigador de História local. Autor do blogue ” Tudo de Novo a Ocidente ” sobre temáticas Sintrenses. Antigo Vereador e Deputado Municipal em Sintra. Autor do livro “Pampilhosa da Serra – Poder local e Ruralidade no Estado Novo (1934-1974). Atual Presidente da Assembleia de freguesia de Rio de Mouro.

INTERVALO PARA ALMOÇO

PERÍODO DA TARDE

14h15-Sintra e Ribeiro de Carvalho- Um Património a proteger

Jorge Trigo

Escritor e ensaísta, antigo Presidente da Assembleia Municipal de Sintra

15h00- Dez anos de intervenções em Monserrate

Marta Frade

Diretora Pedagógica da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. Conservadora-Restauradora e Professora. Licenciatura pré-Bolonha em Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar (IPT). 

PAUSA PARA CAFÉ

16h15-A Comunidade Cristã Nova de Sintra entre os séculos XVI e XIX

Jorge Martins

Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos e inquisitoriais, designadamente: Portugal e os Judeus, 3 vols., 2006; Breve História dos Judeus em Portugal, 2009; A República e os Judeus, 2010; Maria Gomes, Cristã-nova, 117 anos: a mais idosa vítima da Inquisição, 2012; Manteigas, Minha Pátria: os cristãos-novos de Manteigas, 2015, A Inquisição em Ourém, 2016.

17h00-Os Kingsbury, últimos habitantes de Monserrate

Margarida de Magalhães Ramalho

Licenciada em História da Arte e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Curadora de inúmeras exposições, tem cerca vinte títulos publicados, alguns dos quais sobre Sintra.

ENCERRAMENTO

+ INFO

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,546,092