"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"A Casa" em destaque no Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa

Com curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, Embaixadores de  fotografia do Museu de Lamego, o ciclo que recentemente recebeu o Prémio de Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia, apresenta quatro exposições que tem por tema “A Casa”.

24 Jul a 31 Out 2021

Museu de Lamego, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Torre Fortificada de Ucanha


Com um registo híbrido, o ciclo apresenta exposições nos formatos físico e virtual, distribuídas pelo Museu de Lamego, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Torre Fortificada de Ucanha e nos canais web do Museu de Lamego e MIRA FORUM.

Num total de sete exposições, o ciclo propõe-se percorrer diferentes modos de viver, ocupar e representar o espaço que habitamos. O confinamento, decorrente da pandemia provocada pela COVID-19, acrescentou às nossas casas outros usos além da habitação: passaram a ser também espços de trabalho, de lazer, de estudo…

O tema do anterior Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa foi “A Viagem”. Associamos à viagem a partida, ao estar noutro lugar e, também, ao regresso a casa e, por isso, o tema para o seguinte ciclo parecia-nos óbvio. A inesperada pandemia tornou o óbvio necessário porque, de repente, a casa assumiu uma centralidade vivida a nível global. Estar em casa deixou de ser o tempo entre o trabalho, o estudo, os afazeres, deixou de ser uma opção para ser uma obrigação, uma quase condenação. Nas 7 exposições que apresentamos, a casa é convocada de diferentes formas por Alfredo Cunha, Inês d’Orey, Júlio de Matos, Lucília Monteiro, Paulo Pimenta e Sérgio Rolando.

A curiosidade em sabermos como o confinamento estava a ser vivido no mundo levou-nos a propor o tema Em casa no concurso internacional MIRA Mobile Prize e expomos as 50 melhores fotografias que vieram dos 5 continentes. Escolhemos como imagem do ciclo deste ano não uma fotografia mas um desenho de uma criança porque a casa e a figura humana são as realidades que mais figuram nos desenhos infantis. A casa é o lugar de abrigo, de refúgio, de intimidade. A casa na sua complexidade é uma das mais extraordinárias produções humanas.

No Museu de Lamego, Alfredo Cunha apresenta casas de diferentes latitudes do mundo: de bairros sociais a campos de refugiados, de zonas rurais a urbanas, entre outras. Resultado de uma residência artística em parceria com o Solar da Porta dos Figos, Sérgio Rolando reflete a presença arquitetónica da casa no território e envolvente do município de Lamego. Já na sua 11o edição, o prémio internacional MIRA Mobile Prize apresentar fotografias de 50 autores de todo o mundo. Captadas com dispositivos móveis, as fotografias que irão ocupar os corredores do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas irão trazer diferentes olhares sob o mote “em casa”.

O ciclo contempla ainda o universo online propondo quatro exposições vídeo. Quatro fotógrafos portugueses – Inês d’Orey, Júlio de Matos, Lucília Monteiro e Paulo Pimenta – pensam casas sem gente, gente sem casa, memórias de outras gentes nas fachadas das casas e quotidianos que as casas testemunham. Estas exposições poderão ser acompanhadas através de projeções no Museu de Lamego e/ou através do canal de YouTube do Museu de Lamego e do MIRA FORUM.

A segunda edição do ciclo inaugura dia 24 de julho, sábado, e fica patente até 31 de outubro de 2021.

“A casa na obra de Alfredo Cunha”
Museu de Lamego
Largo Camões, 5100-147 Lamego
Horário: segunda a domingo, 10:00-12:30, 14:00-18:00

Inauguração: 24 de julho, 16h00
“Em casa | MIRA Mobile Prize 2021”

exposição coletiva de fotografia mobile
Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
Praça António Pereira de Sousa, Salzedas
Horário: quarta a domingo, 10:00-13:00 e 14:00-18:00
terças, 14:00-18:00

Inauguração: 24 de julho, 14h30
“Casa Forte” de Sérgio Rolando
Torre Fortificada de Ucanha
Rua do Variante do Vale do Varosa 1
Horário: terças, quartas, sextas e sábados, 10:00-12:30 e 14:00-18:00

Inauguração: 24 de julho, 11h00
MUSEU DE LAMEGO e ONLINE

“Casa sem gente” de Inês d’Orey
“Casas de Brasileiro: um registo de afetos” de Júlio de Matos
“A casa sou eu” de Lucília Monteiro
“Sem casa” de Paulo Pimenta
Curadoria: Manuela Matos Monteiro e João Lafuente
Coprodução: Museu de Lamego e MIRA FORUM

Manuela Matos Monteiro
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto. Exerceu várias funções de consultadoria e auditoria no ME. É formadora de formadores na área de Metodologia de Trabalho de Projeto, Técnicas de Estudo entre outras.

É autora, desde a década de 80, de vários manuais para o ensino secundário (Porto Editora) nas áreas da Psicologia e Psicossociologia. Na área da pedagogia publicou, vários livros e de materiais de apoio para os professores e alunos. Coordenou o NETPROF – Clube dos Professores Portugueses na Internet e dirigiu a revista 2:PONTOS. Para além da participação em congressos e conferências com comunicações é autora de vários artigos e ensaios em várias publicações relacionados com a educação e com a psicologia.

Desenvolve desde a década de 70 trabalho fotográfico tendo participado em exposições coletivas e individuais. Tem vários prémios em concursos e já expôs em Portugal, Moçambique (Maputo e Beira), França (Paris e Bordéus), Bruxelas (Parlamento Europeu), Florença, Berlim (duas bienais de fotografia 2013 e 2016), Miami, Kansas City, Barcelona entre outras. Tem sido júri de vários concursos internacionais e nacionais de fotografia. Tem realizado curadoria de diversas exposições. É, com João Lafuente, a partir de 2019 curadora e organizadora do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa. Dirige desde 2013, com João Lafuente, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM e desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas.

João Lafuente
Com formação em Matemática, dedica-se à fotografia desde a adolescência tendo trabalhos seus publicados em livros e revistas. Participou em exposições coletivas e realizou exposições individuais e em coautoria com Manuela Matos Monteiro.

De entre as várias exposições produzidas podem-se destacar “Carnaval em Veneza”, “As Vindimas”, “A luz do Cristalino”, “Istambul – Roteiro da melancolia”, “A Sul de Dakar”, Tropicana, Matanzas“, “Istambul e Lisboa – Roteiros da melancolia”, entre outras. De entre outras intervenções destaca-se o trabalho também em coautoria, sobre o Douro: fotografia oficial dos 250 anos da Região Demarcada do Douro e a exposição “Douro: o tempo e a terra” que esteve patente na Assembleia da República (com obras de Siza Vieira, José Rodrigues e Gracinda Candeias), no Parlamento Europeu, em Bruxelas, em Paris e Bordéus, em Maputo e na Beira (Moçambique), em várias zonas do Douro e no Porto. É, com Manuela Matos Monteiro, curador e organizador do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa.

Dirige, desde outubro de 2013, com Manuela Matos Monteiro, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM no Porto e desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,887,795