"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

É Só Palheta - Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto

No ano em que o Teatro Dom Roberto foi finalmente inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em Portugal, os Valdevinos Teatro de Marionetas convidam nove companhias portuguesas a representarem a diversidade de repertório tradicional de Teatro Dom Roberto.

10 Set a 12 Set 2021

Casa da Marioneta de Sintra
Jardim da Anta, 2735-065 Agualva-Cacém
Preço
Entrada livre

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2021, realiza-se o É SÓ PALHETA - Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto, na Casa da Marioneta de Sintra e Jardim da Anta em Agualva, Sintra, com o objetivo de contribuir para divulgar e dignificar esta forma de teatro popular.

A sua origem remonta ao séc. XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Contudo, é no séc. XIX que se verifica documentação com o registo de imagens da época, com marionetas de luva e espetáculos com estruturas semelhantes às da atualidade. A adaptação à realidade cultural portuguesa seguiu a tradição europeia dos heróis populares, em que o personagem Dom Roberto é capaz de vencer a própria morte. A verdade é que tem vencido, nas últimas centenas de anos, ao chegar até nós com a vivacidade que assistimos hoje, muito devido ao esforço das entidades culturais em Portugal.

Procura-se, neste 1.º Encontro, honrar o repertório que chegou aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que se pretende preservar. Incluem-se no repertório tradicional as peças "O Barbeiro Diabólico", "A Tourada", "O castelo dos Fantasmas" e "Rosa e os três namorados". O Encontro encerra no dia 12 com uma uma apresentação coletiva em jeito de desgarrada.

Desde a sua fundação, em 1997, que os Valdevinos se têm dedicado à defesa e promoção da arte da marioneta e, desde 2015, juntou-se a outras companhias de teatro enquanto criadora e produtora de Teatro Dom Roberto.

Em 2021, a proposta dos Valdevinos é reunir artistas e partilhar com o público a alegria, agilidade e perspicácia do Teatro Dom Roberto, honrando a sua “palheta”.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,202,777