"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente promove o curso online "Berços das Civilizações Asiáticas"

Neste curso percorreremos o tempo e o espaço em busca de cidades marcantes da História do continente asiático, como Katmandu, Saigão ou Singapura, onde despontaram as artes e a cultura sob a tutela de reis e imperadores famosos.

2 Out a 30 Out 2021

Online
Preço
60.00€


As primeiras grandes civilizações sedentárias desenvolveram-se no território asiático, à exceção do Egipto dos faraós. Tendo-se instalado em vales férteis, despontaram naturalmente pelo engenho dos seus fundadores, mas articularam-se sempre com regiões mais ou menos distantes. Ao longo dos séculos por toda a Ásia nasceram, assim, grandes cidades, que foram capitais de grandes nações, e que se tornaram muitas vezes em metrópoles que senhoreavam vastos impérios assentes nas encruzilhadas de rotas mercantis.

Neste curso percorreremos o tempo e o espaço em busca de algumas das cidades mais marcantes da História do continente asiático, onde despontaram as artes e a cultura sob a tutela de reis e imperadores famosos, auxiliados por sacerdotes, monges, escribas e generais.

PROGRAMA
2 Out | Kathmandu, Varanasi, Dunhuang e Bagan: as vias do karma
9 Out | Meca, Damasco e Bagdad: a emergência do Islão
23 Out | Goa, Batavia, Saigão e Manila: o confronto com a Europa
30 Out | Dubai, Singapura e Hong-Kong: herdeiras de rotas milenares

FORMATO ONLINE
Trata-se de uma atividade online, transmitida em tempo real e em direto através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar à sessão.
Sendo uma atividade em direto, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respetivos para participarem.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

João Paulo Oliveira e Costa é Historiador e escritor, Professor catedrático da NOVA-FCSH, investigador do CHAM e coordenador da Cátedra UNESCO "O Património Cultural dos Oceanos".

Sábados das 10.00 às 13.00
Participantes Mín. 20
>> Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,906,784