"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso online de Introdução à Dança Oriental

De mulheres para mulheres, a dança oriental promove a auto-estima, a flexibilidade, a coordenação, a consciência corporal e o equilíbrio. Em 4 sessões, vamos trabalhar alinhamento, ondulações, acentuações e vibrações, despertando para a alegria, a liberdade e o empoderamento da dança oriental.

6 Out a 27 Out 2021

Online
Preço
40.00€


A dança oriental é uma dança de mulheres para mulheres de todas as idades e formas físicas. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico das ancas e dos músculos do ventre. É composta por uma série de movimentos de vibrações, acentuações, ondulações, movimentos pélvicos e rotações, que trabalham o corpo como um todo. Aliados à música e a uma sinuosidade semelhante à de uma serpente, estes movimentos eram originalmente parte integrante do ritual de fertilidade e de preparação para a maternidade.

A dança oriental promove a sociabilização, a auto-estima, a sensualidade, a força, a resistência, a flexibilidade, a coordenação, a consciência corporal e o equilíbrio. Sobretudo, permite descobrir que é possível divertirmo-nos dançando, libertando e controlando o corpo ao mesmo tempo. Os benefícios físicos e emocionais da Dança Oriental fazem com que seja uma autêntica terapia para o corpo e para a mente.

PROGRAMA

Dia 1 - Alinhamento

Na Dança Oriental o corpo está alinhado verticalmente entre a terra e o céu.

A terra, símbolo de realidade, verdadeiramente do chão em que pisamos, também o nosso corpo; o céu, símbolo do Divino. O nosso corpo é um canal conectado entre a terra e o céu.

Dia 2 - As ondulações

As ondulações são movimentos que, tal como o nome indica, são circulares: círculos, oitos, espirais, infinitos. O nosso corpo desenha movimentos do mundo e da vida, fazendo com que a água dentro de nós se movimente e trazendo saúde física e equilíbrio emocional.

Dia 3 - As acentuações

As acentuações são movimentos fortes, com energia, dançados ao som do ritmo e do bater do coração.

Dia 4 - Shimmies

Os shimmies são vibrações, as quais fazem o sangue circular, aquecer o corpo, e trepidar em conexão com o movimento do mundo. Tudo se move o tempo todo, nada está parado.

TESTEMUNHOS DAS ALUNAS DE DANÇA ORIENTAL DO MUSEU DO ORIENTE

Quando danço surpreendo-me com a força que nasce em mim.
Dança Oriental é leveza - transporta-nos para além de nós.
A Dança Oriental acorda a DEUSA que há em mim!
Haverá lá algo mais PODEROSO que isso?
É mais do que uma dança é pura MAGIA!

As aulas de Dança Oriental trazem-me muitas coisas: ajudam a esticar as costas e a respirar fundo, a distrair das preocupações que possa ter naquela altura e dão-me uma comunidade com quem eu posso partilhar as sensações e as emoções trazidas pela dança. A Dança Oriental é muito mais do que o cenário imaginário das mil e uma noites, povoado de mulheres de barriga à mostra e cara coberta por um véu. A Dança Oriental é um processo em que o corpo está sempre a evoluir no domínio da técnica e do movimento. Ao mesmo tempo, a Dança Oriental abre um espaço em nós, para que cada dançarina se encontre com a sua raiz feminina mais profunda e adormecida. E é por isso que é importante dançar!

FORMATO DO WORKSHOP
Trata-se de uma edição online, transmitida em tempo real e em direto através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar ao workshop.

Sendo um workshop em direto, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respetivos para participarem.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar
servico.educativo@foriente.pt

Carla Sofia
Bailarina, coreógrafa e Professora de Dança Oriental. Leciona em Lisboa e Bobadela.
Desde que se deparou com esta arte, em 2007, apaixonou-se e desde então atua regularmente em diversos eventos, produzindo também os seus próprios espetáculos, quer a solo quer em colaboração.
Foi membro da YolandaDance crew dirigida por Yolanda Rebelo, participando através deste em vários Festivais nacionais e internacionais.
Continuou sempre a fazer formação nesta área e noutras danças do mundo estudando com mestres nacionais e internacionais.
Dedicou-se também ao teatro enquanto atriz, tendo coreografado e dançado em espetáculos nessa área.
Certificada em Dança Oriental pelo Conselho Internacional de dança da Unesco.

Quartas | 6, 13, 20 e 27 outubro
Horas 18.00 às 19.30
Público alvo Adultos e Jovens (+15 anos), sem necessidade de experiência prévia
Participantes Mín. 5
Preço €40/ participante
>> Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,109,071