"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro ‘Paradox of Plenty’ de Hugo de Almeida Pinho

Conversa com o artista e com o curador Kwasi Ohene-Ayeh, a investigadora Federica Bueti e o colectivo editorial ATLAS Projectos; seguido da projecção dos filmes 'Stone Circles' de Barbara Hammer, e 'The Song of Stone' de Toshio Matsumoto.

6 Out 2021  |  19h00

Galeria Zé dos Bois
R. da Barroca, 59 . 1200-049 Lisboa

'Paradox of Plenty' é o livro editado por e a partir da exposição homónima de Hugo de Almeida Pinho, publicado pelos ATLAS Projectos e Kunstraum Botschaft Camões Berlim.

Considerando determinadas relações críticas entre a tecnologia dos media e a natureza, Paradox of Plenty considera as historicidades e materialidades envolvidas nos eixos que definem a nossa cultura contemporânea tecnológica, e a sua relação com a exploração mineral, as sociedades neo-coloniais e as falências ambientais. O livro conta com as contribuições de Margarida Mendes, Kwasi Ohene-Ayeh, Sara Castelo Branco e Federica Bueti.

+
CONVERSA com Kwasi Ohene-Ayeh, Federica Bueti, ATLAS Projectos e Hugo de Almeida Pinho

+
EXIBIÇÃO DOS FILMES
Stone Circles (1983, 11’) – Barbara Hammer
Uma celebração das antigas pedras, montes e círculos pré-patriarcais, incluindo Stonehenge e Avesbury.

The Song of Stone (1963, 24’) – Toshio Matsumoto
Ao extrair e polir blocos de pedra, os pedreiros da Ilha de Shikoku costumavam dizer que “a pedra está a ganhar vida”. Este paradoxo forneceu a Toshio Matsumoto a melhor metáfora sobre o que é fazer um filme: os cineastas trabalham as imagens da mesma forma que os lapidários trabalham as pedras.

Hugo de Almeida Pinho vive entre Portugal e a Alemanha. Bolseiro da Gulbenkian para o em Media Art na HfG, Karlsruhe 2020/2022. Tem apresentado regularmente o seu trabalho desde 2007, e algumas das suas exposições mais recentes incluem The Blinding Light (CRIPTA747, Turim, 2021); The Seeing Eye. Rear Window Real Window (Petite Galerie, Paris, 2020); Terra Rara (DIDAC, Santiago de Compostela, 2019); Paradox of Plenty (Künstlerhaus Bethanien, Berlim, 2019); Pedra Pedra (Appleton [Box], Lisboa, 2018); Them or Us! na (Galeria Municipal do Porto, 2017); The Valley of Thousand Smokes (Arquipélago Centro de Artes, Açores 2015); Arte Stabs Power, que se vayan todos! (Bermondsey Project, Londres, 2014). Tem realizado curadorias de screenings de filmes de artistas e cinema experimental em instituições como as Galerias Municipais de Lisboa ou o Arsenal – Institut für Film und Videokunst (Berlim).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,260,656