"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Cem anos da "Seara Nova" em exposição itinerante

Os cem anos da Seara Nova vão percorrer o país de norte a sul numa exposição itinerante que dá a conhecer a revista fundada em 15 de outubro de 1921, com o desígnio de elevar o país, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão que mobilizasse à ação.

5 Out a 30 Out 2021

Biblioteca Municipal de Alcântara
R. José Dias Coelho 27 - 29, 1300-327 Lisboa


A história da fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os diretores e colaboradores ao longo destes cem anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas da exposição Seara Nova: 100 anos de ação e pensamento críticoque ficará patente ao público na Biblioteca Municipal de Alcântara, até 30 de Outubro de 2021, e em seguida iniciará a sua digressão pelo país, passando por Santarém, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real, Faro, Setúbal e Évora.

A exposição histórica intitulada Seara Nova – 100 anos de Ação e Pensamento Crítico acompanhada de uma exposição plástica, intitulada o vosso lápis não rasga o papel, de Jorge dos Reis, sobre a Censura. Palestra sobre Irene Lisboa e Projeção do documentário Há 100 anos, a Seara Nova.

Programa:

5 de outubro de 2021
16h às 18h 
– Inauguração da Exposição (Galeria e Sala de Aprendizagem)
1º Aniversário da Biblioteca Municipal de Alcântara

14 de outubro de 2021, 18h às 20h
Palestra sobre Irene Lisboa (galeria)
Oradora: Profª Doutora Paula Morão

21 de outubro de 2021, 18h às 20h
Documentário Há 100 anos, a Seara Nova

28 de outubro de 2021, 20h às 23h
Documentário Há 100 anos, a Seara Nova

30 de outubro de 2021 
Visita guiada e encerramento da exposição

Horário da Biblioteca: Segunda a sábado das 10h às 18h (Encerrada sábado 16 e segunda 18)

A Comissão Promotora
João Luiz Madeira Lopes, Diretor da Revista Seara Nova, responsável pelas Comemorações do Centenário da Seara Nova.
Luís Andrade, CHAM/UNL (Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa), Seminário Livre da História das Ideias), Coordenador do Conselho Científico do Centenário.
Francisco Zarco, Designer gráfico, Responsável pela Exposição Itinerante e pelo projeto gráfico das Comemorações do Centenário.
Maria João Milhano, Contabilista Certificada, membro do conselho redatorial, responsável pela contabilidade e logística.
Hélio Bexiga Viegas, Desenhador, membro do conselho redatorial.
Manuel Veiga, Jurista, membro do conselho redatorial.
Catarina Pires, Jornalista, membro do conselho redatorial.
Levy Baptista, Advogado, Anterior Diretor da Revista Seara Nova
Fernando Correia, Jornalista e Professor Universitário, antigo membro do conselho redatorial.

+ INFO

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,143,400