"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Museu do Oriente mostra cinema e fotografia de Ulrike Ottinger

A obra de Ulrike Ottinger está em destaque no DocLisboa 2021, que apresenta a primeira retrospetiva completa da realizadora alemã, incluindo a exibição de dois filmes e uma exposição de fotografia com entrada livre, no Museu do Oriente.

21 Out a 14 Nov 2021

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


“Ulrike Ottinger. Livros de Imagens” está patente a partir de 21 de outubro, até 14 de novembro com entrada livre, e apresenta uma série de fotografias criadas, na sua maioria, em paralelo com a produção dos filmes da autora. Estas variam entre composições teatrais surrealistas e retratos etnográficos, habitando o espaço liminar entre a ficção e o documentário. Os territórios representados são diversos, mas é estabelecida uma especial ligação com a China e a Mongólia, países onde Ottinger realizou diversas incursões, a partir das quais produziu um vasto trabalho fílmico e fotográfico. 

Em estreita relação com algumas destas fotografias, são exibidos, no Museu do Oriente, os filmes Taiga (1991–92) e China. The Arts – The People (1985). 

O primeiro, Taiga, exibido no dia 24 de outubro, representa uma nova incursão de Ottinger à Mongólia para captar, em longos planos contínuos, a vida nómada local, dividida em 37 estações/movimentos. Nascido numa altura de reavaliação da própria natureza do filme etnográfico e também um filme de culto xamã, Taiga é uma obra marcante no percurso de Ottinger, que estará presente nesta sessão para a apresentar ao público. 

China. The Arts – The People (1985), exibido a 31 de outubro, marca o início do vasto tema da Ásia na filmografia de Ottinger e é o seu primeiro diário de viagem, cujo género reinventa de acordo com as suas necessidades – neste caso, equiparando-o à pintura chinesa em rolo de papel. O seu olhar penetrante interessa-se por tudo, da ópera de Sichuan e dos estúdios de cinema de Pequim, à produção de doces e aos sons das campainhas de bicicleta. 

Foi no início dos anos 1970 que Ottinger começou o seu caminho no cinema, trilhado sempre de mãos dadas com a fotografia. Ao longo das décadas seguintes, viaja pelo mundo, interpretando-o através das suas lentes, numa síntese entre a mitologia, a ilusão e o realismo. Nas suas viagens, prepara “livros” de materiais visuais e textos recolhidos que serviam de guias para as filmagens. Ferramentas que a ajudam a explicar a sua visão àqueles que filma. Fixas ou em movimento, as imagens de Ottinger são um diálogo através de línguas e culturas. 

Nascida em 1942, a cineasta pertence à mesma geração dos realizadores Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) e Werner Schroeter (1945-2010), dois dos principais expoentes do cinema alemão do Pós-Guerra, com os quais a sua filmografia costuma ser associada. 

Ulrike Ottinger é autora de uma obra extremamente original, que a colocou entre os realizadores de vanguarda no seu país. Desde os seus primeiros filmes, ainda no formato de curta-metragem, Ottinger atraiu a atenção da crítica pela sua peculiar visão de mundo, pela profusão de referências eruditas e pela sua extravagante direção de arte. 

Ao longo da sua carreira, Ulrike Ottinger já mereceu retrospetivas em instituições de prestígio como a Cinemateca Francesa, em Paris, e o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Além disso, é presença frequente no circuito de arte contemporânea, tendo apresentado os seus trabalhos na Bienal de Veneza, na Documenta de Kassel e na Bienal de Berlim. 

Retrospetiva de Ulrike Ottinger | DocLisboa2021 no Museu do Oriente 

“Ulrike Ottinger. Livros de Imagens”
Exposição temporária
21 outubro a 14 novembro
Entrada livre 

Taiga
Ulrike Ottinger, Alemanha, 1991/92
24 outubro
Horário: 10.00
Preço: 4,5 €/sessão [descontos em vigor]
Duração: 501’, com intervalos 

China. Die Künste – Der Alltag
China. The Arts – The People
Ulrike Ottinger, Alemanha / 1985
31 outubro
Horário: 15.00
Preço: 4,5 €/sessão [descontos em vigor]
Duração: 270’, sem intervalo 

Co-organização: DocLisboa  

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,850