"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

TREF realiza conferências evocativas do 13 de Outubro e de Gualdim Pais

Vai decorrer no próximo dia 16 de outubro, sábado, no auditório da Biblioteca Municipal, um conjunto de conferências evocativas do 13 de Outubro e de Gualdim Pais, por membros do Comité Científico Português da TREF – Rota Templária Europeia.

16 Out

Biblioteca Municipal de Tomar
Alameda dos Templários 2300-593 Tomar


Foi nesta data que, em 1195, faleceu o fundador do Castelo de Tomar, bem como, em 1307, o rei de França mandou prender todos os cavaleiros templários.

A iniciativa tem lugar a partir das 14 horas, com a exposição de algumas das obras sobre Ordens Militares existentes nos Reservados da Biblioteca Municipal de Tomar (pesquisa de António Carlos Godinho).

Às 14h30, Miguel Gomes Martins falará sobre “O cerco de Tomar e o papel de Lisboa em 1190”. Às 15h00, Álvaro Barbosa aborda “A Arquitectura Templária de Tomar. Nascimento e Devir”. Pelas 15h30 é a vez de Ernesto Jana se debruçar sobre “O fim da Ordem do Templo e o alvor da Ordem de Cristo”.

Às 16h00, António Carlos Godinho dala acerca do tema “061.236 - Pesquisa, recuperação e seleção de informação em catálogos online e repositórios institucionais”. Pelas 16h30, Carlos Trincão aborda “A divulgação da história de Tomar e dos templários para os mais jovens”.

Pelas 18 horas, na Casa Vieira Guimarães, decorrerá ainda uma atividade complementar, com a inauguração da exposição de pintura “As cores da Ordem”, de Carla Palhinha, com contextualização de Joaquim Nunes, numa organização da Templ’Anima.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte! 

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. As antestreias terão lugar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Lisboa e Gaia. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
61,984,857
>